Playstation2 Homebrew Addict
Olá visitante!

Registre-se para usufruir de todos os recursos e conteúdo exclusivo do fórum!

Hello visitor!

Register in order to get all forum resources and its exclusive contents!

Playstation2 Homebrew Addict
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Termos Técnicos de Vídeo

Go down

Termos Técnicos de Vídeo Empty Termos Técnicos de Vídeo

Post by Gillbert on 29/4/2014, 1:45 pm

TERMOS DE VÍDEO PARA PS2




Enquanto elaborava o Guia do GSM, tive essa ideia em redigir um pequeno artigo sobre termos, nomenclaturas, abreviações etc usados quando nos referimos a VÍDEO, dentro do contexto Playstation 2. 

O objetivo é auxiliar usuários iniciantes que não estão acostumados com a "sopa de letrinhas" envolto nesse assunto, que é deveras técnico.




Resolução de imagem:


Sem entrar em méritos deveras técnicos, RESOLUÇÃO está associado à quantidade de informação presente em uma imagem. A menor quantidade de informação de uma imagem é denominada Pixel. Então, quanto mais pixels uma imagem tiver, dizemos que melhor é sua resolução. 

Em uma tela de TV/Monitor a resolução é apresentada nos sentidos horizontal e vertical (largura e altura). Se uma imagem é apresentada como "640 x 480" significa que há 640 pixels na horizontal e 480 pixels no sentido vertical. 


Formação de imagem (Varredura):

Há duas formas de formação de imagem: Entrelaçado (Interlaced Scan) e Progressivo (Progressive Scan):

- Interlaced Scan (Varredura Entrelaçada) - Modo de formação de imagem que consiste na divisão de "campos" pares e ímpares, sendo que a varredura é feita de forma alternada, ora no campo par, ora no campo ímpar. É o tipo de varredura usado nos sistemas comuns de transmissão de imagem (NTSC, PAL, etc.) e no sistema HDTV 1080i. Sempre é procedida da letra minúscula "i" na indicação de resolução vertical, ex.: 480i, 576i, 1080i.  

- Progressive Scan (Varredura Progressiva) - Modo de formação de imagem em que a varredura é feita de forma linear e sequencial  sem divisão em campos, como é no sistema entrelaçado. O sistema provê mais qualidade à imagem, dando mais definição e evitando certos efeitos desconfortáveis à visão. Sempre é procedida da letra minúscula "p" após a indicação da resolução vertical, ex.: 480p, 576p, 720p, 1080p. Progressive Scan também pode ser referenciado por "Não-entrelaçado" (Non Interlaced scanning).

De forma geral, indicamos a resolução de uma imagem por meio de sua medida no sentido vertical, seguida da letra "i" ou "p" para indicar se o sinal é entrelaçado ou progressivo, exemplos:


240p  = 352 × 240   progressivo;
480i  = 640 x 480   entrelaçado;
480p  = 640 x 480   progressivo;
720p  = 1280 × 720  progressivo;
1080i = 1920 x 1080 entrelaçado;
1080p = 1920 x 1080 progressivo.



Taxa de Atualização (Refresh Rate):
  
É o número de vezes que uma imagem é inteiramente exibida na tela em um espaço de tempo de 1 segundo. É expressa em Hertz (Hz). Está associado com a frequência do sinal de vídeo, exemplo 50Hz ou 60Hz.


Quadros por segundos (Frame Rate):

É o númeRo de quadro individuais processados e exibidos, em um determinado espaço de tempo. Geralmente a medida usada é fps (frames per second), mas em alguns contextos também pode ser medido em Hertz (Hz).



Definição de imagem:

Se relaciona com a qualidade geral de imagem, englobando vários aspectos como resolução, equilíbrio de brilho, contraste, cor e nitidez, relação sinal/ruído, tipos de conexões, bitrate etc. 

Frequentemente confundida com "resolução de imagem", pois os fabricantes de TV e o comércio se encarregaram de nomear TVs de alta resolução como "alta definição". Tecnicamente, definição e resolução são termos distintos, embora relacionados.



Classificação de telas e sinais de acordo com a resolução:

Dependendo da resolução apresentada, há a seguinte classificação para telas de TV/Monitores e sinais:



SDTV :(Standard Definition): É a resolução padrão dos televisores NTSC/PAL comuns; Exibe imagens em 480i/576i.   
  
EDTV :(Enhanced Definition Television): Resolução considerada como alta qualidade, exibe imagens em 480p/576p. Muitas vezes definida de forma errada como "HD"; Toda TV LCD ou Plasma é capaz de exibir nessa resolução. Algumas raríssimas TV's de tubo também podem operar nessa resolução.  
  
HDTV: (High Definition Television): Resolução considerada como Alta Definição. Exibe imagens em 720p, 1080i e 1080p.





Fundamentos elementares de um sinal de vídeo:



Luminânca (Luma - Y): Responsável por carregar a informação de branco e preto de uma imagem;

Crominância (Croma - C): Responsável por carregar a informação de cor de uma imagem;

RGB (Red, Green Blue - Vermelho, Verde, Azul): Sinais elementares para formação de qualquer sistema de imagem;

Sincronismos (sync): Sinais usados para sincronização de imagem, sendo eles sincronismos vertical e horizontal.

Esses fundamentos mencionados são contextualizados dependendo do tipo de conexão de vídeo. Veja mais abaixo, em "Cabos e Conexões de vídeo".




Cabos e conexões de vídeo:

Na saída de áudio e vídeo do PS2 (A/V MULTIPORT) estão disponíveis as seguintes possibilidades de conexão:



Vídeo Composto: 

Termos Técnicos de Vídeo 34e5aie


Também conhecida popularmente como "cabo AV", é o mais comum, que geralmente acompanha os consoles originalmente. É constituída por 3 conectores do tipo RCA (2 para o áudio e 1 para o vídeo) sendo os conectores nas cores vermelha, branca e amarela. Nesse tipo de conexão, os sinais de cor e luminância trafegam juntos por uma única via (o conector de cor amarela). Permite resoluções máximas de até 480i/576i.  



S-Vídeo: 

Termos Técnicos de Vídeo 2pobamr                   


É a abreviação de "Separate Vídeo", ("vídeo separado" em Inglês). É constituído de um conector do tipo mini-DIN e eventualmente mais dois RCA de áudio. Nesse tipo de conexão, sinal de vídeo analógico é separado em dois sinais (Y/C - luminância / crominância), diferentemente do vídeo composto, que carrega o sinal inteiro em um pacote, provê imagens com melhor definição de imagem do que o vídeo composto. Permite resoluções máximas de até 480i/576i. 



Vídeo Componente: 

Termos Técnicos de Vídeo 2zgynw0



É constituída por 5 conectores (3 para o vídeo e 2 para áudio) e ao ser usado, a melhora na imagem é notável, pois as informações de cor são decompostas (Azul e Vermelho + Verde obtido internamente à TV) e a informação de luminância é separada. Permite rodar jogos em Progressive Scan, caso tenham esse recurso e se a TV também o tiver. Permite resoluções máximas de 720p e 1080i/1080p (depende da capacidade dos aparelhos). 



D-Terminal: Usado apenas no Japão, similar tecnicamente à conexão vídeo componente, mas utiliza um conector característico.

Termos Técnicos de Vídeo 153s5zo







RGB: 

Termos Técnicos de Vídeo 2utgtxl



Vem de Red (vermelho), Green (verde) e Blue (Azul). Dentre as conexões analógicas é a que apresenta a melhor qualidade de imagem possível, pois os sinais de cores elementares trafegam separadamente sem qualquer perda ou compressão. A conexão geralmente é do tipo SCART, comum na Europa, mas também pode aparecer em conexões como D-sub e BNC. Além dos sinais de cor, também transmitem os sinais básicos de sincronismo vertical e horizontal. Há variações do padrão, no que tange há forma de transmissão dos sinais de sincronismo (RGBS, RGBHV, RGsB etc).


VGA ( Video Graphics Array):

Termos Técnicos de Vídeo 203tx


Dedicado principalmente à conexão entre placas de vídeo a monitores de computador, têm também estado presente e TVs LCD/Plasma. É constituído sempre por um conector do tipo DE-15. Tecnicamente similar a RGB, mas apresentando variações no que se refere à capacidade de resolução (VGA, SVGA, SXVA etc).





SISTEMAS DE CORES


No campo de TVs e aparelhos reprodutores/transmissores de imagem, um sistema de cor define o padrão técnico de como a informação de cor é tratada. Diferentes regiões do mundo adotam certos padrões, que são incompatíveis entre si. Os mais comuns e importantes a saber no nosso caso são o NTSC, PAL e PAL-M. 

NTSC ( National Television System Committee) = Sistema de cor largamente utilizado no mundo (América do Norte, América Central, partes da América do Sul, partes da Ásia - Japão inclusive), utiliza o sistema de codificação M, consistindo em 30 quadros entrelaçados por segundo (frames per second), 525 linhas de resolução (sendo 483 visíveis) e frequência de 60 Hertz. Há variações - compatíveis entre si, com mínimas diferenças - como o NTSC-US/UC (América do Norte/Canadá) e NTSC-J (Japão). Há outras variações de NTSC, não relevantes para o nosso caso.

PAL (Phase Alternating Line) = Sistema de cor usado principalmente na Europa, Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul. Apresenta 25 quadros entrelaçados por segundo (frames per second), 625 linhas de resolução (sendo 576 visíveis) e frequência de 50 Hertz. Há diversas variações como PAL/G/H/I/B/N.

PAL-M = Sistema de cor exclusivo do Brasil. Embora tenha a nomenclatura "PAL" é tecnicamente mais similar ao sistema NTSC. Apresenta 30 quadros entrelaçados por segundo, 525 linhas de resolução (sendo 483 visíveis) e frequência de 60 Hertz. 

Nota: Existe o pseudo-sistema PAL-60, que não deve ser confundido com PAL-M. 



Sistema de cores no Playstation 2

Um console Playstation 2 e seus jogos podem apresentar somente dois sistemas de cor, de acordo com a região de sua origem: NTSC ou PAL. Simplificando, consoles e jogos NTSC são Americanos, Asiáticos e Japoneses; consoles e jogos PAL são principalmente Europeus, Australianos e Neo-Zelandeses.

No Playstation 2, os últimos dois algarismos descritos na inscrição do modelo determinam sua origem e consequentemente seu sistema de cor (exemplo SCPH- 500xx - onde xx" são dois algarismos). Tipicamente, podemos assim definir:


- PS2 NTSC : final 00, 01, 06, 07, 10, 11 e 12;
- PS2 PAL  : final 02, 03, 04, 05 e 08.


Caso queira saber em detalhes acerca dos vários modelos de PS2: Playstation2 - Todos os modelos


Nos jogos, a nomenclatura do arquivo executável ELF determina sua origem e consequentemente seu sistema de cor (exemplo SLES_123.45). Tipicamente, podemos assim definir:


- Jogos NTSC: SLUS, SCUS, SLPS
- Jogos PAL: SLES, SCES.


Notas: 


Há muitas outras nomenclaturas para o ELF dos jogos, relacionei apenas o básico.

Dentro do arquivo SYSTEM.CNF (visualizável por qualquer editor de textos) também é possível obter a indicação do sistema de cor do jogo.

Essas informações contidas nos jogos são confiáveis DESDE QUE ninguém as tenha alterado.  






Vídeo no Playstation 2: Disponibilidades e características gerais


A partir da saída MULTI A/V é possível obter vídeo composto, S-Vídeo, vídeo componente e RGB. Para cada caso um cabo diferente deve ser empregado. Na tela de configurações iniciais do PS2, na seção vídeo, configura-se os tipos de sinais, que podem ser YPBPR (video composto e vídeo componente) e RGB.

Pelas conexões vídeo composto e S-Vídeo obtêm-se sinais entrelaçados somente; pelas conexões vídeo componente e RGB pode-se obter sinais entrelaçado e progressivos.

Em modo RGB entrelaçado, os sinais de sincronismos H e V são combinados em um único denominado Composite Sync (sendo este na verdade compartilhado com a conexão de vídeo composto); em modo RGB progressivo, os sinais de sincronismos trafegam usando um esquema chamado Syng on Green (SoG), no caso RGsB, em que os sinais de sincronismos H e V são transmitidos juntamente com o sinal G (verde, dai o nome "sincronismo no verde").

É possível ligar o PS2 em uma conexão VGA, basta um cabo adaptador e/ou um circuito apropriado, dependendo das características do monitor. Deve-se sempre operar em modo RGB. 

O Playatation 2 pode fornecer resolução de imagem entre 256×224 a 1920×1080 pixels, entrelaçado e progressivo. A maioria dos jogos usa a resolução 640x448, as vezes 512x448. Alguns jogos como ICO apresenta resolução de 352 × 240 ou 352 × 288. Gran Turismo 4 pode alcançar 1080i (1920 x 1080).

Alguns jogos possuem suporte nativo a Progressive Scan. A opção, se houver,  pode ser acessada via menu de opções de vídeo do jogo. Noutros jogos a ativação do P.S. é feita durante o início do jogo, segurando juntos as teclas /\ e X, logo em seguida uma mensagem pedindo a confirmação do modo de vídeo aparece. Há uma lista de jogos que possuem P.S. nativo.

A resolução apresentada é determinada por registradores internos no chip GS (Graphics Synthesizer), que é o responsável pelo processamento de imagem. Aqui é onde programas como GSM e HDTV Xploder atuam, manipulando via software tais registradores de modo a chavear outros modos de vídeos e resoluções.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Termos Técnicos de Vídeo Empty Re: Termos Técnicos de Vídeo

Post by Misterboy on 15/4/2016, 12:08 am

Desculpe se estou publicando no local errado! Mas gostaria de saber se há algum tutorial no fórum em relação a como fazer um cabo VGA para PS2 no extinto OVELHA lembro que tinha algo, mas só agora despertou meu interesse por ele. 
Ou mesmo onde posso comprar um cabo igual ao da imagem acima?
Misterboy
Misterboy

Posts : 1
Points : 1
Join date : 2016-04-12

Back to top Go down

Termos Técnicos de Vídeo Empty Re: Termos Técnicos de Vídeo

Post by Gillbert on 15/4/2016, 2:05 am

O cabo VGA para PS2 na verdade é bem simples, é só usar um cabo video componente e ligar os pontos R(vermelho), G(verde) e B(azul) aos correspondentes R-G-B de um conector VGA.

Mas antes de considerar construir ou obter tal cabo, é preciso estar ciente de que o monitor precisa ser compatível com SoG (explicado no guia acima) e é preciso ativar o modo VGA via software (pelo jogo se ele tiver progressive scan -480p- ou pelo programa GSM / HDTV Xploder
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Termos Técnicos de Vídeo Empty Re: Termos Técnicos de Vídeo

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum