Playstation2 Homebrew Addict
Olá visitante!

Registre-se para usufruir de todos os recursos e conteúdo exclusivo do fórum!

Hello visitor!

Register in order to get all forum resources and its exclusive contents!



Join the forum, it's quick and easy

Playstation2 Homebrew Addict
Olá visitante!

Registre-se para usufruir de todos os recursos e conteúdo exclusivo do fórum!

Hello visitor!

Register in order to get all forum resources and its exclusive contents!

Playstation2 Homebrew Addict
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector

4 posters

Go down

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  Empty GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector

Post by Gillbert 29/4/2014, 1:38 am

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  16no2a



GSM (Graphics Synthesizer Mode Selector) é um selecionador de modos de vídeo. Útil para quem possui TV/Monitor de resolução mais alta e cabo vídeo componente/VGA, permite fazer mudanças no modo de vídeo original de certos jogos de PS2 que originalmente não possuem essa função. Exemplo, transforma um jogo que só é 480i para 480p ou até 720p e 1080i em alguns casos. Ou seja, melhora experiência visual do jogo.

Também é útil para converter jogos de PAL p/ NTSC e vice-versa (essa função serve para usuários de TVs comuns). Funciona até mesmo com alguns jogos de PS1.

GSM é um homebrew open source idealizado por um programador brasileiro de nickname doctorxyz e que recebeu muitas contribuições do programador Dlanor (uLanchELF), SP193 (PS2ESDL) e outros. Continua em desenvolvimento.  

É similar ao HDTV Xploder porém difere deste devido ao fato de ser Open Source e homebrew (Xploder era um programa comercial desenvolvido pela Blaze – descontinuado há anos). GSM supera uma delimitação do Xploder que não permitia ativar novos modos de vídeo a partir de jogos via HDD interno (via HD Loader), devido a conflitos de endereçamento de memória no PS2

GSM está disponível em três versões:


- "Stand alone": Com interface gráfica simples e comandos básicos. A que está em detalhes neste tutorial;

- GSM + OPL: Mesmas funcionalidades da versão stand alone, mas integrada ao programa Open PS2 Loader;

- 0.23x: Stand alone, completa, com mais possibilidades de ajustes e funções.
Indicada apenas para usuários avançados. Não será ainda tratado neste tutorial



GSM 0.37 "stand alone"

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  Kch2d3





GSM 0.37 Integrado no OPL 0.91


GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  1otyyb



Resumo de utilidades do GSM:

Conversão de sistema de cores (PAL para NTSC e vice-versa): Para casos em que o usuário dispõe de um jogo sistema PAL (Europeu) e ao rodá-lo no PS2 conectado em uma TV que seja apenas sistema NTSC apresenta-se sem cores (imagem em preto e branco). O GSM permite converter o sistema de cores do jogo sem a necessidade de aplicar patches  externos, como antes era requerido usando programas como V-Fix e similares e ainda conta com correções de posicionamento da tela (ajustes X e Y);



Ativação de modos de Alta Resolução:  Atua diretamente no chip GS do PS2 acionando modos de vídeos com resoluções maiores como 480p, 576p, 720p, 1080i e 1080p, além de vários modos padrão VGA/SVGA. Útil para jogos que não possuem suporte nativo a resoluções maiores, melhora muito a experiência visual dos jogos. Para usar esses modos, uma TV capaz de exibir tais resoluções é necessária (TV LCD/Plasma, Monitores ou TV CRT com Progressive Scan) além de uso de cabo vídeo componente ou VGA conforme o caso;



Compatibilização para resoluções 240/280p: Certas TVs não permitem visualização de resoluções 240/280p a partir da conexão vídeo componente (apresenta apenas tela preta).  Em certas situações como alguns homebrews (emuladores) e certos jogos de PS2 (exemplo: ICO) e jogos de PS1 rodam nessas resoluções. O GSM cumpre a função de compatibilizar o sinal tornando possível a visualização via vídeo componente nessas situações.

Para melhor entendimento sobre os termos técnicos de vídeo, [You must be registered and logged in to see this link.]


DOWNLOADS
Spoiler:
 

Forum oficial: [You must be registered and logged in to see this link.]



GSM - Uso e Definições (versão "stand alone" 0.37)


Descrições de cada opção na tela do GSM:

Para um melhor entendimento sobre os termos técnicos aqui empregados, sugiro  a leitura desse artigo.


Definições do GSM
Spoiler:


USANDO O GSM:


O ELF do GSM pode ser executado via uLaunchELF, modo DEV de modchips como Matrix, tela OSDSYS do FMCB (a partir da versão 0.36b), menu APPS do OPL, HDD OSD hacked ou qualquer outro meio disponível para rodar um homebrew no PS2.

Simplesmente execute-o e escolha o modo desejado tendo por base as descrições já detalhadas acima. Após definir os ajustes, pressione "START" e o modo de saída selecionado será executado, mantendo os ajustes de vídeo na memória do PS2 e que serão aplicados e mantidos até que o console seja resetado ou desligado. 

Os modos do GSM atuam em qualquer aplicativo de PS2 (desde que não haja conflito de endereçamento de memória), podendo ser em loaders em geral como OPL, HD Loader, PS2ESDL etc, jogos de PS1 e PS2 via disco, emuladores etc.


Uso rápido - Para usar em jogos via disco - Usuários de modchip Matrix/clones:
Spoiler:



DICAS:

- Ao usar modos HDTV, faça experimentações para atingir o melhor resultado, pois isso depende do jogo e das características da TV. De modo geral a opção "480p" é  a que apresenta melhor compatibilidade;

- Alternativamente também pode ser tentado o uso do programa HDTV Xploder, em alguns jogos o Xploder pode ser melhor noutros o GSM é superior;

- Não misture modos de vídeo oriundos de outras técnicas. Exemplo, se está usando o modo progressive scan nativo do jogo, não acione o GSM, pois poderá causar conflitos e resultados indesejáveis; 

- Desative os modos de vídeo de seu modchip, caso o tenha (ex.: no Matrix, funções PS2 Scren Fix, Macrovision, Green Fix, deixe em OFF).


LIMITAÇÕES:

- No momento, GSM é incompatível com Codebreaker, pois ambos os programas usam o mesmo segmento na memória do PS2;
- Em alguns jogos podem ser notadas persistentes barras negras após o uso do GSM em modo HDTV, atualmente os programadores estão trabalhando para solucionar esse problemas;
- Em alguns jogos os modos HDTV podem não funcionar ou apresentar imagem com qualidade ruim (pixelização). Nesses casos pode-se usar alternativamente o programa comercial equivalente HDTV Xploder.



GSM integrado ao OPL 0.9:


O uso do GSM contido no OPL 0.9 é bem similar à versão stand alone, todas as funções desta estão presentes no OPL +GSM, exceto pela função "Exit method". 

No OPL+GSM deve-se ativar o GSM através do menu de ajustes de vídeo (Display Settings >> GSM >> ON).

A função "FMV Skip" (Skip videos fix no GSM stand alone) pode também servir como compatibilizador de certos jogos para o OPL, pois alguns não funcionam justamente devido ao OPL não poder executar os vídeos introdutórios.


Last edited by Gillbert on 17/5/2014, 4:23 pm; edited 1 time in total
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  Empty Re: GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector

Post by doctorxyz 1/5/2014, 7:51 pm

Good job, Giba!

doctorxyz

Posts : 4
Points : 4
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  Empty Re: GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector

Post by Gillbert 1/5/2014, 9:59 pm

/\
||
||
Pra quem não conhece, eis o criador do GSM!  What a Face  What a Face  What a Face  What a Face
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  Empty Re: GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector

Post by Buruga 5/9/2014, 2:54 pm

Parabéns doctorxyz!  Laughing

Buruga

Posts : 14
Points : 19
Join date : 2014-09-05

Back to top Go down

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  Empty Re: GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector

Post by chip 29/9/2014, 4:42 am

Alguem ja aplicou patch nas ISOs do PS2 pra rodar nativamente em 480P? tenho uns 400 jogos de PS2, mas só uns 70 rodam em 480P. Tentei um tutorial pro GOW2, mas era usado junto com um emulador de PC.

chip

Posts : 9
Points : 9
Join date : 2014-09-25

Back to top Go down

GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector  Empty Re: GSM - Graphics Synthesizer Mode Selector

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum