Playstation2 Homebrew Addict
Olá visitante!

Registre-se para usufruir de todos os recursos e conteúdo exclusivo do fórum!

Hello visitor!

Register in order to get all forum resources and its exclusive contents!



Join the forum, it's quick and easy

Playstation2 Homebrew Addict
Olá visitante!

Registre-se para usufruir de todos os recursos e conteúdo exclusivo do fórum!

Hello visitor!

Register in order to get all forum resources and its exclusive contents!

Playstation2 Homebrew Addict
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Free MC Boot série 1.9x

3 posters

Page 1 of 2 1, 2  Next

Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Free MC Boot série 1.9x

Post by Gillbert 8/5/2014, 12:15 am

 



Free MC Boot série 1.9x Jnabk


O desenvolvedor SP193 do fórum PSX-Scene tem trabalhado em novas versões do FMCB, sendo as últimas de série 1.9, mais estáveis e com vários bugs resolvidos, que antes presentes na antiga série 1.8x.

Caso não saiba o que é Free MC Boot, [You must be registered and logged in to see this link.].

A seguir, um resumo das características da nova série do FMCB:



  • Suporte a HDD/NA: Agora, programas ELFs podem ser executados a partir de caminhos no HDD interno (PS2 FAT com NA);


  • Permite a instalação do FHDB (Free HDD Boot): Funciona de forma similar ao FMCB, porém a partir do HDD interno, dispensando o memory card (PS2 FAT com NA). FHDB foi designado a funcionar em conjunto com o [You must be registered and logged in to see this link.];


  • Maior estabilidade;
  • Boot mais rápido;
  • Ocupa menos espaço no MC;
  • Assim como já ocorria com o instalador 1.8c, permite instalações cross-regional;


  • Unidades antigas de PS2 japoneses SCPH-10000/15000/18000 com interface PCMCIA são agora totalmente compatíveis;


  • Consoles chineses agora compatíveis (ex.: SCPH-50009);
  • Suporte para o PSX DVR;


  • Finalmente, livre de um antigo bug: Quando a gaveta/porta do drive encontrar-se aberta, não ocorre mais travamento (tela preta). Muito útil para aparelhos em que o conjunto óptico foi removido e os sensores não mais atuam;


  • O histórico do jogo (as torres em blocos na tela inicial "Sony computer entertainment" agora são atualizadas normalmente


Tópico oficial e downloads: [You must be registered and logged in to see this link.]
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 24/2/2015, 9:34 am

Gilberto estou com um problema aqui, estou tentando executar .elf a partir do HD mas mesmo setando o caminho de la eles não aparecem no osdsys voce teria um tutorial explicando como fazer isso ? Se eu seto o caminho do MC ele aparece mas do HD não

Estou usando a versão 1.94
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Gillbert 24/2/2015, 10:53 am

Faça o upload do seu arquivo FREEHB.CNF (dentro de __sysconf/FMCB/) e/ou o arquivo FREEMCB.CNF (dentro de SYS-CONF) para eu ver o que está errado.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 24/2/2015, 12:20 pm

Gillbert wrote:Faça o upload do seu arquivo FREEHB.CNF (dentro de __sysconf/FMCB/) e/ou o arquivo FREEMCB.CNF (dentro de SYS-CONF) para eu ver o que está errado.

Coloquei os dois arquivos

[You must be registered and logged in to see this link.]
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 24/2/2015, 3:38 pm

olha esse FHDB eh muito interessante,coincidência,pois ontem mesmo baixei um pack onde tinha o osd+o BB navegator .
depois vi que eu poderia mudar a sequencia do boot do ps2 pra ir direto pro  BB navegator,só que no caso lá,tinha uma pasta que não tenho mais.
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 24/2/2015, 10:36 pm

Azz01 wrote:
Gillbert wrote:Faça o upload do seu arquivo FREEHB.CNF (dentro de __sysconf/FMCB/) e/ou o arquivo FREEMCB.CNF (dentro de SYS-CONF) para eu ver o que está errado.

Coloquei os dois arquivos

[You must be registered and logged in to see this link.]
mesmo problema aqui,nem pelo pendrive foi,não testei pelo MC.
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 25/2/2015, 5:14 pm

acho que descobri o problema, desativei o mc16 patch e funcionou.agora vou configurar mais coisas .
esquece,continua tela preta  Sad
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Gillbert 26/2/2015, 12:33 am

O motivo de os apps não estarem aparecendo na OSDSYS é que o FMCB sozinho não é capaz de carregar os módulos do HDD durante o boot, então não tem como acessar nada que está apontado para o HDD. Nesse caso é preciso configurar o FREEMCB.CNF para acionar o FHDB após o boot pelo MC, isso pode ser feito alterando a opção "Skip HDD update check" para off ou então edite manualmente o arquivo FREEMCB.CNF a linha "OSDSYS Skip HDD" para "0". Lembrando que essa alteração precisa ser feita no FREEMCB.CNF e não no FREEHDB.CNF.

Evidentemente que o FHDB precisa estar instalado no HDD e que os apps que deseja que apareçam na OSDSYS devem ser configurados a partir do FREEHDB.CNF, então é preciso prestar a atenção quando carregar/salvar os arquivos de configuração.

Uma pequena desvantagem nesse método é que o boot irá demorar um pouco mais, devido à carga dos módulos do HDD.

Alternativamente pode-se usar um pequeno programa chamado [You must be registered and logged in to see this link.] que serve como um configurador de atalhos para executar apps no HDD a partir do FMCB.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 26/2/2015, 12:26 pm

Gillbert wrote:O motivo de os apps não estarem aparecendo na OSDSYS é que o FMCB sozinho não é capaz de carregar os módulos do HDD durante o boot, então não tem como acessar nada que está apontado para o HDD. Nesse caso é preciso configurar o FREEMCB.CNF para acionar o FHDB após o boot pelo MC, isso pode ser feito alterando a opção "Skip HDD update check" para off ou então edite manualmente o arquivo FREEMCB.CNF a linha "OSDSYS Skip HDD" para "0". Lembrando que essa alteração precisa ser feita no FREEMCB.CNF e não no FREEHDB.CNF.

Evidentemente que o FHDB precisa estar instalado no HDD e que os apps que deseja que apareçam na OSDSYS devem ser configurados a partir do FREEHDB.CNF, então é preciso prestar a atenção quando carregar/salvar os arquivos de configuração.

Uma pequena desvantagem nesse método é que o boot irá demorar um pouco mais, devido à carga dos módulos do HDD.

Alternativamente pode-se usar um pequeno programa chamado [You must be registered and logged in to see this link.] que serve como um configurador de atalhos para executar apps no HDD a partir do FMCB.
no meu caso quero executar o FMCB  apenas pelo hd, e mesmo setando para o MC e mass não deu o boot.
o pior que não encontrei o FEEEMCB.CNF,onde fica?pois na pasta só tem o FREEHDB.CNF.
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Gillbert 26/2/2015, 12:48 pm

sydpira wrote:
no meu caso quero executar o FMCB  apenas pelo hd, e mesmo setando para o MC e mass não deu o boot.
o pior que não encontrei o FEEEMCB.CNF,onde fica?pois na pasta só tem o FREEHDB.CNF.

Deve estar configurando algo errado. É preciso prestar atenção na hora de carregar o configurador, ele pode carregar/salvar o FREEMCB.CNF ou o FREEHDB.CNF.

FREEMCB.CNF fica no MC, na SYS-CONF.

Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 26/2/2015, 1:45 pm

Tem como eu deixar o FMCB instalado no Memory Card Slot 2 junto com os elf que eu quero no menu e deixar o memory Card no Slot 1 apenas para os saves ? Não confio muito no VMC do OPL,

Outra coisa, tem como deixar o Browser 2.0 instalado junto com o FMCB 1.9 ? Instalei o browser mas quando eu instalo o FMCB ele some, mesmo instalando ele denovo depois
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 26/2/2015, 1:51 pm

Gillbert wrote:

FREEMCB.CNF fica no MC, na SYS-CONF.

eh preciso usar um MC? queria usar apenas o hd e rodar os elfs por lá, vi o FREEHDB.CNF no pc e o caminho ta setado certo,mas acho que eh como você disse, não carregar os módulos,desabilitei a opção que você sitou mas dá no mesmo. Sad
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Gillbert 26/2/2015, 2:06 pm

Azz01 wrote:Tem como eu deixar o FMCB instalado no Memory Card Slot 2 junto com os elf que eu quero no menu e deixar o memory Card no Slot 1 apenas para os saves ? Não confio muito no VMC do OPL,

Sim, sem problemas, o FMCB funciona normal no slot2.

Azz01 wrote:Outra coisa, tem como deixar o Browser 2.0 instalado junto com o FMCB 1.9 ? Instalei o browser mas quando eu instalo o FMCB ele some, mesmo instalando ele denovo depois

Sim, mas tem de alterar uma configuração do FMCB, em "go to the browser" tem de ficar "force off".

---

Um jeito de descomplicar as coisas para quem tem PS2 com HDD/NA é usar apenas o FHDB ao invés de FMCB+FHDB. Tendo instado o FHDB no HDD, desinstale o FMCB do MC e faça todas as devidas configurações somente pelo FHDB. Dessa forma o boot, configs e execução de apps ficará todo a cargo do HDD e o MC fica livre apenas para saves e para o uLaunchELF. É essa a forma que uso há tempos.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Gillbert 26/2/2015, 2:08 pm

sydpira wrote:
Gillbert wrote:

FREEMCB.CNF fica no MC, na SYS-CONF.

eh preciso usar um MC? queria usar apenas o hd e rodar os elfs por lá, vi o FREEHDB.CNF no pc e o caminho ta setado certo,mas acho que eh como você disse, não carregar os módulos,desabilitei a opção que você sitou mas dá no mesmo. Sad

Então, como citei acima, você pode usar apenas o FHDB, irá facilitar as coisas na hora de configurar.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 26/2/2015, 2:17 pm

Então, como citei acima, você pode usar apenas o FHDB, irá facilitar as coisas na hora de configurar.
mas eu não tenho ele instalado no MC,você disse pra usar somente o FHDB ,existe ele isolado pra baixar? como se usa ele somente?
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 26/2/2015, 3:10 pm

Não sei se fiz certo mas eu tentei instalar apenas o FHDB abrindo o Installer e usando apenas a opção "Install FHDB" sem instalar a versão do MC, apenas a do HD só que quando ligo o PS2 aparece a intro das torres e depois vem o menu do FHDB, só que quando entro na ultima opção "Free McBoot Configurator" ele fica em uma tela preta e não sai dela,

Tambem vi um video de um cara ensinando a instalar ele pelo PC usando o programa Raw Copy, mas como não tenho PC apenas um Netbook fica inviável eu fazer isso
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 26/2/2015, 3:25 pm

Azz01 wrote:Não sei se fiz certo mas eu tentei instalar apenas o FHDB abrindo o Installer e usando apenas a opção "Install FHDB" sem instalar a versão do MC, apenas a do HD só que quando ligo o PS2 aparece a intro das torres e depois vem o menu do FHDB, só que quando entro na ultima opção "Free McBoot Configurator" ele fica em uma tela preta e não sai dela,

Tambem vi um video de um cara ensinando a instalar ele pelo PC usando o programa Raw Copy, mas como não tenho PC apenas um Netbook fica inviável eu fazer isso
igualzinho aqui,onde tem os arquivos pra instalar via Raw copy?
vc descreveu exatamente o que fiz, e os mesmos problemas. Shocked
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 26/2/2015, 4:11 pm

sydpira wrote:
Azz01 wrote:Não sei se fiz certo mas eu tentei instalar apenas o FHDB abrindo o Installer e usando apenas a opção "Install FHDB" sem instalar a versão do MC, apenas a do HD só que quando ligo o PS2 aparece a intro das torres e depois vem o menu do FHDB, só que quando entro na ultima opção "Free McBoot Configurator" ele fica em uma tela preta e não sai dela,

Tambem vi um video de um cara ensinando a instalar ele pelo PC usando o programa Raw Copy, mas como não tenho PC apenas um Netbook fica inviável eu fazer isso
igualzinho aqui,onde tem os arquivos pra instalar via Raw copy?
vc descreveu exatamente o que fiz, e os mesmos problemas. Shocked

[You must be registered and logged in to see this link.]

Abri o arquivo FREEHDB.CNF e dentro dele achei isso

# ----------------------------------------
# Free MCBoot Config File
# must be in ... or ..."

Notei que estava apontando para o nome FREEMCB então mudei para hdd0:__sysconf:pfs:/FMCB/FREEHDB.CNF e mesmo assim não foi, qualquer coisa que eu abro como o configurator ou o uLaunchELF mesmo apontando para o caminho certo (ex: hdd0:__sysconf:pfs:/FMCB/BOOT.ELF) ele não abre e fica na tela preta
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 26/2/2015, 4:16 pm

Descobri o problema, desativei o chip matrix e agora funcionou
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 26/2/2015, 6:05 pm

Azz01 wrote:Descobri o problema, desativei o chip matrix e agora funcionou
será que só vai desativando? ou será que tem alguma função atrapalhando?
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 26/2/2015, 6:38 pm

sydpira wrote:
Azz01 wrote:Descobri o problema, desativei o chip matrix e agora funcionou
será que só vai desativando? ou será que tem alguma função atrapalhando?

Achei no PSX SCENE um caso igual e o SP193 falou que é um bug nos modchips, tanto que no outro PS2 Fat que eu tenho com um Magic 3.1 o FHDB nem sinal da depois da instalação

The workaround is to disable the chip. The long-term workaround hasn't been found yet.

But since it only appears to be a problem with ELF-loading, it's probably the modchip affecting the memory around 0x00082000. Perhaps, a varient of FMCB v1.94 could be made that uses a different base address for its ELF loader... but no promises.

[You must be registered and logged in to see this link.]
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by sydpira 27/2/2015, 2:20 pm

Achei no PSX SCENE um caso igual e o SP193 falou que é um bug nos modchips, tanto que no outro PS2 Fat que eu tenho com um Magic 3.1 o FHDB nem sinal da depois da instalação wrote:
The workaround is to disable the chip. The long-term workaround hasn't been found yet.

But since it only appears to be a problem with ELF-loading, it's probably the modchip affecting the memory around 0x00082000. Perhaps, a varient of FMCB v1.94 could be made that uses a different base address for its ELF loader... but no promises.

[You must be registered and logged in to see this link.]
eh chato ter que desativar o chip, ai seria dois boot, o que só deixa as coisas mais demoradas.
sydpira
sydpira

Posts : 40
Points : 42
Join date : 2014-05-01

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 27/2/2015, 2:45 pm

sydpira wrote:
Achei no PSX SCENE um caso igual e o SP193 falou que é um bug nos modchips, tanto que no outro PS2 Fat que eu tenho com um Magic 3.1 o FHDB nem sinal da depois da instalação wrote:
The workaround is to disable the chip. The long-term workaround hasn't been found yet.

But since it only appears to be a problem with ELF-loading, it's probably the modchip affecting the memory around 0x00082000. Perhaps, a varient of FMCB v1.94 could be made that uses a different base address for its ELF loader... but no promises.

[You must be registered and logged in to see this link.]
eh chato ter que desativar o chip, ai seria dois boot, o que só deixa as coisas mais demoradas.

O que acho estranho é que pelo MC ele funciona perfeitamente e se não estou enganado o criador do topico do PSX Scene falou que se ele da boot de algum elf pelo controle o elf abre normalmente no FHDB, vamos esperar pra ver o que o Gilberto tem a dizer

Acredito que em uma proxima versão (Se ouver) seja corrigido esse problema, isso se ja não tiver algo pra driblar esse bug, no meu caso pensei em retirar o chip Matrix mas não compensa pois tenho muito jogo aqui que eu rodo por DVD ainda, isso sem contar os jogos de PS1
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Gillbert 27/2/2015, 4:40 pm


O problema é que quando o HD do PS2 é acionado é preciso que haja a carga dos respectivos módulos e essa carga de módulos depende de certos endereçamentos de memória do PS2. E quando tais endereços conflitam-se com os usados pelo modchips, erros ocorrem.

E conflitos com modchips diversos não ocorre somente com FMCB, mas com vários outros homebrews também.

O SP193 em outros posts disse sobre esses problemas com modchips, e que até seria possível contornar, mas aí como cada modchip é de um jeito, seria então necessário uma correção diferente para cada um deles, o que seria inviável pois pode-se corrigir para um e criar problemas para outros, aí seria uma história sem fim. Melhor então não contar com isso.

É por isso que não uso mais modchips em meus PS2 há anos (exceto em um SCPH-90006 que só uso para testes), os meus PS2 FAT com HDD uso apenas FMCB.

Existe porém, um mod que pode ser executado, que consiste em fazer um sistema de chaveamento do modchip via hardware, para desativar/ativar o chip pelo usuário por meio de uma chave externa.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Azz01 27/2/2015, 4:43 pm

Gillbert wrote:
O problema é que quando o HD do PS2 é acionado é preciso que haja a carga dos respectivos módulos e essa carga de módulos depende de certos endereçamentos de memória do PS2. E quando tais endereços conflitam-se com os usados pelo modchips, erros ocorrem.

E conflitos com modchips diversos não ocorre somente com FMCB, mas com vários outros homebrews também.

O SP193 em outros posts disse sobre esses problemas com modchips, e que até seria possível contornar, mas aí como cada modchip é de um jeito, seria então necessário uma correção diferente para cada um deles, o que seria inviável pois pode-se corrigir para um e criar problemas para outros, aí seria uma história sem fim. Melhor então não contar com isso.

É por isso que não uso mais modchips em meus PS2 há anos (exceto em um SCPH-90006 que só uso para testes), os meus PS2 FAT com HDD uso apenas FMCB.

Existe porém, um mod que pode ser executado, que consiste em fazer um sistema de chaveamento do modchip via hardware, para desativar/ativar o chip pelo usuário por meio de uma chave externa.

E com o HDD Launch teria como fazer os ELF do HD ficarem no menu do FMCB ? Tentei ele aqui mas nao funcionou, acho que nao coloquei e configurei certo o programa, voce teria um tutorial ensinando como fazer ?
Azz01
Azz01

Posts : 39
Points : 45
Join date : 2014-08-10
Age : 33

Back to top Go down

Free MC Boot série 1.9x Empty Re: Free MC Boot série 1.9x

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Page 1 of 2 1, 2  Next

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum