Popstarter
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Rato Puto
Colossus
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Popstarter
Popstarter
Emulador de PS1 para PS2 FAT com HDD interno
Importante: O emulador apenas funciona em modo LBA28bit, portanto apenas em HDs de até 120GB de tamanho. Entretanto é possível que funcione em HDs de tamanho superiores a 120GB caso o formate e logo após crie as partições para os jogos de PS1 de modo que se situem no limite dos 120GB.
Instalação do emulador:
- Descompacte o pacote do emulador e copie para a partição _common do HD do PS2 o conteúdo da pasta "_common" do pacote (pasta POPS, dentro dela os arquivos "disc0" e "EXECUTE.ELF". A estrutura deverá ficar desta forma:
- Code:
hdd0:/__common/POPS/
../
/EXECUTE.ELF
/disc0
A instalação do emulador está OK.
Instalação dos jogos:
- Os jogos precisam ser convertidos do formato bin/cue com o programa CUE2POPS e nomeados como IMAGE0.VCD (instruções de conversão para VCD mais abaixo em "Conversão de jogos bin/cue para VCD usando CUE2POPS");
-É necessário criar uma partição no HD para cada jogo desejado: Com o uLaunchELF EVIL crie uma partição com iniciais "PP." :
MISC:\ >> HDD Manager>> aperte 'R1' >> Create
Defina o nome da partição ao seu critério, exemplo:
PP.GAME01
PP.MeuJogo.AAA
PP.PS1_Game_001 etc
Após nomear, defina o tamanho da partição, levando em conta o tamanho necessário para o jogo. Para a maioria dos casos o tamanho 896MB é suficiente para todos os jogos.
- Transfira o jogo convertido nomeado como IMAGE0.VCD para a raiz da partição que acabou de criar.
Execução dos jogos:
- Utilize o arquivo LAUNCHER.ELF, presente no pacote do emulador. Renomeie-o de acordo com o nome da partição do jogo. Exemplo, se a partição do jogo que queira executar é PP.GAME.01 nomeie o arquivo LAUNCHER.ELF para PP.GAME.01.ELF;
- Execute o arquivo a partir de qualquer dispositivo que queira (MC, HDD, USB), usando uLaunchELF ou qualquer outra forma de execução preferida (seção apps do OPL, OSDSYS hacked do FMCB...)
Usuários HDD OSD:
(Detalhes de uso)
- Coloque o arquivo EXECUTE.KELF dentro da partição do jogo;
- Edite o arquivo system.cnf,na primeira linha deixe como BOOT2 = pfs:/EXECUTE.KELF;
- Configure o ícone, arquivo icon.sys, injete-os no HD etc
Ou
- Edite o arquivo system.cnf,na primeira linha deixe como BOOT2 = PATINFO;
- Injete o EXECUTE.KELF para a área de KELF embutida na partição
- Configure o ícone, arquivo icon.sys, injete-os no HD etc
Conversão de jogos bin/cue para VCD usando CUE2POPS
Cue2pops é um aplicativo DOS, portanto funciona em linha de comando. Entretanto, pode ser facilmente usado no modo básico (sem a presença de comandos adicionais), pois suporta drag & drop (arrastar e soltar):
- Coloque os dois arquivos do jogo (.bin e .cue) em uma mesma pasta, junto com o Cue2pops.exe e simplesmente arraste o arquivo .cue para dentro do arquivo executável Cue2pops:
Será gerado um arquivo com extensão VCD, renomeie-o para IMAGE0.VCD e transfira-o para o HD do PS2.
Notas:
-Verifique o arquivo .cue com um editor de textos se a string entre aspas coincide com o nome do arquivo .bin
- Verifique se as sintaxes das trilhas estão corretas exemplo TRACK 01, TRACK 02 etc (exemplo de sintaxe errada: TRACK 1, TRACK 2 etc)
- Cue2pops possui comandos para ajustar a sincronização das trilhas de áudio caso estejam erradas (comandos gap++ e gap--) e também um patch para converter jogos PAL p/ NTSC (comando vmode). Para detalhes de uso consultem o README do Cue2pops.
- Para conversão de sistema PAL p/ NTSC o GSM versão 0.23x produz melhores resultados. Ou SEMPRE opte por jogos em NTSC, pois o emulador trabalha em NTSC, mesmo em consoles PAL.
Conversão de Imagens de outros formatos para Bin/Cue
Cue2pops somente trabalha com bin/cue, portanto se tiver Imagens em formato CCD/SUB ou outro formato, uma conversão é necessária. Há vários softwares para tal, um ótimo é o ISOBuster. Abra a Imagem a ser convertida e siga a instrução abaixo:
Verificação de jogo com trilha de áudio (audiotrack)
Jogos com tal característica possuem trilhas de áudio em formato CDDA no disco. Muitos dumps ruins e disponibilizados na internet não as possuem, portanto não apresentarão trilha sonora durante o game. Tais dumps precisam ser descartados para uso no Popstarter.
Para saber se determinado jogo possui CDDA, consulte [You must be registered and logged in to see this link.] e verifique a informação no cuesheet:
- Se estiver como neste exemplo:
O jogo não contém audiotrack;
- Se estiver como neste exemplo:
O jogo contém audiotrack. Nesse caso confira o arquivo .cue do jogo, este deverá ter a mesma informação como do site; caso não, é um dump ruim.
Transferência do jogo para o HD do PS2
Há 3 métodos:
1- Copiar o jogo do PC para um Pen Drive e daí para o PS2 via uLe (muito lento, pior opção);
2-Transferir via Rede usando RadHost / PS2Client no PC e uLe na função host (bom, por volta de 5 ~ 7 minutos para um jogo de 500 ~ 700 MB);
3- Transferir em modo Local (HD do PS2 conectado diretamente ao PC, via IDE ou adaptador USB) usando o PFS Shell (ótimo, transferência em menos de 2 minutos).
Memory Card Virtual (VMC)
VMCs são criados automaticamente em "__common/POPS/" em cada partição de jogo, exemplo:
__common/POPS/GAME_PS1.001/SLOT0.VMC
__common/POPS/GAME_PS1.001/SLOT1.VMC
O programa MemcardRex 1.6 pode ser útil no gerenciamento de saves no PC, podendo ser usado para importar/exportar saves físicos para VMC e vice-versa.
Utilizar Bios alternativa
O container do Popstarter possui uma Bios interna, mas é possível usar uma alternativa (por exemplo, a bios usada no PSP Popsloader), para alguns jogos que não funcionem ou que possam apresentar pequenos erros nos menus.
Nomeie a Bios alternativa como BIOS.BIN e coloque-a na pasta VMC do jogo correspondente, exemplo:
- Code:
__common/POPS/GAME_PS1.001/BIOS.BIN
Durante a execução do emulador a bios escolhida aparecerá sua OSD durante o boot do jogo.
Substituição da OSD
Função existente para fins de testes, é possível substituir uma OSD no Popstarter, colocando uma OSD no diretório VMC do jogo correspondente, nomeado como OSD.BIN, exemplo:
- Code:
__common/POPS/GAME_PS1.001/OSD.BIN
Como aplicação prática, é possível usar uma OSD modificada do programa Codebreaker para verificar se as trilhas de áudio do jogo estão funcionando, útil para determinar se algum eventual erro em reprodução das trilhas é problema na Imagem do jogo ou execução do emulador:
In Game Reset (IGR)
Durante o jogo pressione "Select + Start + L1" e aparecerá um menu em japonês para dar um reset e retornar ao Browser do PS2.
Versão NODEBUG
Incluído no pacote a partir da rev12, a versão "NODEBUG" não exibe as mensagens de debug durante o boot do emulador, sendo portanto um pouco mais rápido.
Downloads
- Spoiler:
Alguns arquivos são protegidos por senha: ovelha inflavel
NÃO DISTRIBUA os arquivos protegidos por senha na área pública do fórum!
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Last edited by Gillbert on 15/5/2014, 12:17 am; edited 1 time in total
Re: Popstarter
Antigo conteúdo sobre o POPS-00001 (apenas para consultas):
- Spoiler:
POPS-00001 é um emulador de PS1 para PS2, roda jogos via HDD/NA (interno) em PS2 FAT.
Antes de continuar, coisas importantes a saber:
Quote
1- Isto não é homebrew, é um hack;
2- Isto não é PS2PSxe;
3- Isto só funciona em PS2 FAT com HDD/NA (Favor não perguntar se funciona em PS2 Slim ou via USB);
4- Isto é meio difícil de usar (no momento);
5- Isto é EXPERIMENTAL! Use por sua conta e risco!
Este emulador fez parte do [You must be registered and logged in to see this link.] (PBBN), software/serviço oferecido no Japão, que foi uma espécie de ancestral da hoje conhecida PSN.
Anos atrás um hacker já havia feito um dump de um demo do jogo [You must be registered and logged in to see this link.]Champ[You must be registered and logged in to see this link.] que contém embutido o dito emulador. Recentemente descobriram uma maneira de usar este emulador para executar PS1 comerciais a partir de um HDD/NA.
Embora não seja um emulador perfeito, é bem superior ao homebrew [You must be registered and logged in to see this link.] vários jogos rodam muito bem. Possui suporte a saves (direto no HDD), controle analógico, vibração e texture mapping. Não possui suporte a CDDA (trilhas de áudio reproduzidas diretamente do CD).
Por enquanto é complicado de usar, mas espera-se que futuramente surjam ferramentas para facilitar os processos.
IMPORTANTE:As instruções abaixo não entrarão em detalhes sobre uso dos programas básicos envolvidos (uLaunchELF, WinHiip etc), presume-se que quem venha a tentar praticar isso, possua um prévio conhecimento sobre uso de programas diversos de PS2 (há tutoriais no fórum).
Necessário também frisar: Trata-se de algo experimental! Use por sua conta e risco, nenhum membro do fórum se responsabiliza por eventuais perdas e danos.
Resumi e facilitei alguns processos, a forma mostrada a seguir é a menos complicada possível.
Ferramentas necessárias:
PS2 FAT com Network Adaptor e HD de até 120GB ¹
[You must be registered and logged in to see this link.] (uLe hacked, para criar partições sem o caractere "+")
[You must be registered and logged in to see this link.] (editor Hexadecimal, pode usar algum outro de sua preferência)
[You must be registered and logged in to see this link.] (Pasta de arquivos do emulador POPS-0001) ²
[You must be registered and logged in to see this link.] (cabeçalho "header" que deve ser inserido no jogo) ²
[You must be registered and logged in to see this link.]_rf.ELF (ELF "launcher" com bios region-free) ²
Miscelâneas:
[You must be registered and logged in to see this link.] (ELF "launcher" com bios NTSC-USA)
[You must be registered and logged in to see this link.] (Para converter o jogo em JPN - NTSC-J)
[You must be registered and logged in to see this link.] (Para verificar a estrutura do header ECC do jogo)
¹ Há delimitação de tamanho do HD, devido ao sistema LBA28;
² Por razões diversas, alguns arquivos estão protegidos por senha (download e descompactação): ovelha
Instalação no PS2 e uso rápido:
É desejável que se faça uma formatação no HD do PS2. Com o WinHiip formate com a opção HD Loader 28bit. Pode executar uma formatação rápida se preferir. Mais recomendável ainda é formatar com o uLe (MISC:/ >> HddManager >> "R1" >> Format).
Com o uLe hacked, crie uma partição de nome PP.POPS-00001 (letra "O" em "POPS" , traço, e quatro "zeros"). Escolha a seu prazer o tamanho da partição, leve em conta o tamanho do HD e a quantidade de jogos que irá colocar nele.
Partição feita, copie para ela o conteúdo da pasta PS1_Emu_Test (não a pasta e sim os arquivos). A estrutura ficará assim:- Code:
disc/
EXECUTE.ELF
EXECUTE.KELF
MYDUMP.BIN
Dentro da pasta "disc/" deverá haver um arquivo de nome "disc0".
Execute o arquivo EXECUTE.ELF e o emulador deverá funcionar com o jogo Alien Looter.
Rodando mais jogos:- Spoiler:
É necessário editar a Imagem do jogo e inserir o cabeçalho (header) do emulador. Execute o editor Hexa, abra a Imagem do jogo (bin, img etc) e também o arquivo POPS Header.data, de modo a ter duas abas abertas no editor:
Na aba do POPSheader selecione e copie todo o conteúdo:
Vá para a aba do jogo, certifique-se que o cursor está no início:
Insira os dados do header (Ctrl+V)
Deverá ficar assim:
Salve o jogo como MYDUMP.BIN e copie-o para o PS2 dentro da partição POPS e também o arquivo EXECUTE_rf.ELF.
Com o uLe, execute o EXECUTE_rf.ELF e o emulador deverá funcionar com o jogo que instalou.
Algumas considerações adicionais
1 - Comece iniciando o emulador pelo pacote básico (PS1_Emu_Test), ele contém uma bios Japonesa e o jogo Alien Looter. Apenas siga adiante se conseguir fazer funcionar com esse pack.
2 - Para rodar jogos de outras regiões, é preciso usar uma bios que coincida com a região do jogo. O EXECUTE.ELF contém uma bios region-free, servirá para jogos de todas as regiões. Em breve irei upar bios de regiões específicas para testes (é possível que determinados jogos funcionem com bios específicas).
3 - O jogo precisa sempre estar nomeado como MYDUMP.BIN. Significa obviamente que deve ser testado um jogo por vez. Como sugestão, aconselho usar a função rename do uLe.
4 - Lembrando que há a delimitação do LBA28 ou seja, o HD tem de ser de até 120GB; Se tiver instalado um modchip Matrix/DMS/Thunder Pro-II habiIlite o ATAD-PATCH
5 - Como sugestão, aconselho a transferir os jogos via Rede (uLe+Radhost/PS2Client). Via USB é uma eternidade.
6 - A quem postar depoimentos de jogos funcionais ou não, informem a ID do jogo! Comentários sobre a performance do jogo também é desejável. Irei adicionando os depoimentos aqui (somente jogos que tiverem ID).
Re: Popstarter
Muito bom Gillbert, mas eu estou precisando dos arquivos do POPS antigo, o POPS-00001, do Header pra ser específico, e o Link do Header no post leva ao Japan Game Licence, eu preciso do Header pra testar o Patch USB, eu baixei tudo do The ISO Zone, e comparando as imagens do HxD notei que o Header que veio no pacote tem uma linha faltando
Re: Popstarter
Colossus
Eu fiz com os do iso zone e funcionou BLZ via USB,vou deixar aqui o link dos que eu usei
Eu fiz com os do iso zone e funcionou BLZ via USB,vou deixar aqui o link dos que eu usei
Last edited by Rato Puto on 7/6/2014, 6:50 pm; edited 1 time in total
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Re: Popstarter
Gillbert a v1.8 do MemcardRex já está disponível, aqui o link: [You must be registered and logged in to see this link.]
Re: Popstarter
Segui a risca o tutorial mas travei na hora H. Quando executo o emulador, ele diz que não encontrou o IMAGE0.VC, mas ele está lá com esse nome.
O link do Mediafire leva a uma pasta com vários arquivos, eu tentei com o POPStarter V12 normal.
O link do Mediafire leva a uma pasta com vários arquivos, eu tentei com o POPStarter V12 normal.
Re: Popstarter
Donato CJ wrote:Segui a risca o tutorial mas travei na hora H. Quando executo o emulador, ele diz que não encontrou o IMAGE0.VC, mas ele está lá com esse nome.
O link do Mediafire leva a uma pasta com vários arquivos, eu tentei com o POPStarter V12 normal.
Use a rev13 WIP2, essa rev12 pode apresentar bugs em alguns modelos de PS2:
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Caso tenha dificuldade em achar os arquivos necessários que são copyright, avise.
Considere também rodar a rev13 via USB, a performance é praticamente a mesma e é muito mais fácil para instalar os jogos.
Re: Popstarter
Versões do Resident Evil 1 traduzidas alguém tem problemas? Chego dentro da mansão e dali não sai.
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