Playstation2 Homebrew Addict
Olá visitante!

Registre-se para usufruir de todos os recursos e conteúdo exclusivo do fórum!

Hello visitor!

Register in order to get all forum resources and its exclusive contents!

Playstation2 Homebrew Addict
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

MANUAL do Open PS2 Loader

Page 1 of 2 1, 2  Next

Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 30/4/2014, 1:38 pm

MANUAL do Open PS2 Loader Logoqz

                                                  

              


    



  Open PS2 Loader 0.9.2 lançado! Confiram mudanças [You must be registered and logged in to see this link.].





Introdução - Características do Open PS2 Loader
O que o OPL é capaz de fazer
Spoiler:


Open PS2 Loader (abreviação oficial: OPL) é um programa do  tipo Homebrew e Open Source que permite carregar jogos de PS2 por meio da USB,  HDD com Network Adaptor/PCMCIA e Rede PC-PS2 (protocolo SMB).

O OPL pode ser definido como um Multi-Loader, pois ele é capaz de carregar jogos a partir da USB, Rede e  HDD (com NA nos PS2 FAT). 

Como loader de USB,  ele é bem superior ao antigo USB Advance, com mais compatibilidade e velocidade  de carregamento aprimorada, graças ao uso de módulos USB otimizados. Evidentemente porém que não há milagres nessa área, pois a USB do PS2 é a lenta  1.1. Ainda falando sobre a superioridade do OPL em relação ao USB ADV, no OPL  não mais ocorre aqueles bugs em que era necessário desativar fix's de vídeo no  modchip Matrix e nem é mais necessário usar ferramentas extras como PS2 Load ou alterar DNAS/IOPRP. A única diferença para os usuários é que os arquivos de jogos precisam estar livres de fragmentação no dispositivo USB para usar no OPL;

Como loader HDD/NA,  ele se mostra bem superior ao HD Loader. Embora a compatibilidade não seja  ainda de 100%, muitos jogos que antes não funcionavam no antigo HDL agora  funcionam no OPL. Também, o OPL oferece melhores opções de configurações dos  modos DMA, sendo individuais para cada jogo e podendo suas configurações ser  salvas no MC. Embora superior, alguns poucos jogos ainda poderão funcionar  somente no HD Loader; 

Como loader de Rede  (SMB), obviamente não há comparações, pois nenhum outro loader tinha essa  habilidade. O recurso permite executar jogos estando armazenados no PC (em formato USB ADV)  e transmitidos via rede para o PS2. Possui boa compatibilidade e em termos de  velocidade é na maioria das vezes superior à USB e pode em alguns casos se  equiparar à velocidade do uso de jogos via Disco.



A seguir, as principais características do OPL, baseando-se  na versão 0.9.2:

• Compatível com qualquer modelo de PS2;

• Compatível com  vários modchips;

• Permite jogar PS2 On-line  com jogos a partir do HDD/NA ou USB, sem necessidade de patchear DNAS (o ID  pode ser inserido no próprio programa);

• Função IGR – In-Game Reset. Permite resetar o PS2 no meio  do jogo e retornar a lista de jogos ou a algum outro aplicativo;

• Permite opção para customização (Capas de Jogos, Temas, Plano de Fundo, Icones,  Linguagens etc);

• Seção APPS: Permite executar um aplicativo ELF diretamente a partir de uma interface no próprio OPL;

• Permite execução de jogos em formato ISO (USB e Rede);

• Recurso VMC (Virtual Memory Card): Permite salvar jogos dispensando memory card;


  
Um pouco da história do OPL 
Como tudo começou
Spoiler:


Iniciado por volta de Setembro/2009 no fórum PSX-Scene, em  princípio o programa tinha o nome de Open  USB Loader, pois sua finalidade era a de substituir o obsoleto programa USB  Advance como uma alternativa para rodar jogos via USB no PS2.

Embora esse tenha sido o momento em que o desenvolvimento do programa foi reconhecido, a idéia de um loader alternativo já vinha de longe. Na verdade, o início de tudo remota desde o ano de 2005, em um tópico no Scene nomeado de "HD Homebrew Project Developement". A finalidade inicial era a de prover um método de leitura dos jogos DVD9 a partir do HDD (na época, ainda não havia os patches do HD Loader disponíveis) e também tornar possível salvar os jogos diretamente no HDD, pois alguns jogos demandavam mais de 3MB de espaço no MC, então, um aplicativo que salvasse direto no HD seria deveras conveniente. Em princípio, o nome dessa concepção se chamou "HDDemolisher".

Com o passar do tempo, novas  idéias surgiram e foi esboçado um projeto para que fosse possível usar o PS2  via rede com o PC, a fim de executar os jogos via Lan (rede). Ao mesmo tempo em  que a idéia original também se desenvolvia (rodar DVD9 e salvar jogos direto no  HDD) o projeto mudou seu nome para HD  Project.

Evidentemente que o projeto foi  mudando de mãos e por um motivo ou outro, talvez por dificuldades técnicas, o  então HD Project veio a se tornar um programa Emulador de Memory Card. Em sua última versão, a 1.07, o HDP  (abreviação do HD Project) era capaz de salvar jogos diretamente em um  dispositivo USB ou direto em um   HDD (com NA). Embora não com total eficiência. O HDP também  era capaz de fazer um "dump" (cópia-espelho) dos dados de um MC para outro. 

E nesse ponto, cerca de um ano  após a ultima versão do HDP, entra em cena o Open USB Loader, já mencionado no  primeiro parágrafo. O objetivo inicial era a de ter uma alternativa ao USB  Advance, pois este era um projeto fechado e morto. O Open USB Loader seria um  homebrew totalmente de código aberto (Open Source), com o propósito de ser mais  eficiente do que o USB Advance. 

Como já sabido, boa parte do código do Open USB Loader vinha do antigo projeto HD Project, então várias funcionalidades poderiam ser implementadas. Também, o fato de ser um programa totalmente Open Source, propiciou que vários outros programadores da cena Homebrew do PS2 se juntassem e criassem outras funcionalidades ao programa. Em um dado momento, foi incluída a habilidade ao programa de executar jogos a partir de uma rede estabelecida entre o PS2 e a um PC, rodando-os sob o protocolo SMB (Server Message Block). A partir daí, com essa nova habilidade, o programa passou a se chamado pelo nome atual, Open PS2 Loader, cuja abreviação oficial é OPL.

A primeira versão oficial a ser lançada foi a 0.41 ainda sob o nome Open USB Loader; em seguida veio a 0.5 já com o nome de Open PS2 Loader. Atualmente encontra-se n versão 0.9.2.



Como executar o OPL no PS2 
Instalação do OPL no PS2
Spoiler:


Há vários modos de executar o OPL no PS2, dependendo da forma que desejar executá-lo, que tipo de modchip seu PS2 usa, se funciona ou não o Leitor, se está destravado ou não etc.
 
Seja qual for o método que escolher/necessitar é IMPRESCIDÍVEL e OBRIGATÓRIO  que você saiba usar o programa [You must be registered and logged in to see this link.], para que seja possível copiar/transferir/criar pastas/executar arquivos para o PS2. uLaunchELF também será essencial para outras operações dos recursos no OPL, bem como no uso de outros programas no PS2. Então, APRENDA a usá-lo. O tutorial abaixo NÃO irá tratar sobre processos básicos do uLe.
 
Caso necessite gravar um CD ou DVD com algum programa para PS2 (uLe ou discos de boot) e não saiba como proceder, consulte [You must be registered and logged in to see this link.].
 


 
Modo mais fácil em PS2 com modchips com boot por Memory Card (Matrix Infinity – original ou clone) :
 
 

  • Faça o download do programa uLaunchELF (uLe) em CD ou DVD, grave-o e execute-o no PS2;
  • Faça o download do programa OPL (virá em formato ELF) renomeie-o para BOOT.ELF (maiúsculas);
  • Crie uma pasta de nome BOOT (maiúsculas) e coloque nela o BOOT.ELF que renomeou;
  • Copie a pasta BOOT para um Pen Drive formatado em FAT32;
  • Coloque o Pen Drive com o ELF do OPL em uma USB do PS2;
  • No PS2, já executando o uLe, acesse “mass:/”;
  • Copie a pasta “BOOT” (R1, copy) para mc0:/ (R1, paste);
  • Pronto.

 
Agora basta dar boot (resetar) no PS2 segurando a tecla R1 do controle e o OPL entrará. Ou, opcionalmente, configure o modo DEV1 do modchip em automático (entre no menu do chip - reset, segure juntos “/\” e “O”) e deixe “Boot Mode” em ‘DEV1’) e não será necessário apertar R1.
 
Nota: Se a instalação estiver bem sucedida, no MC deverá constar a pasta BOOT e dentro dela o arquivo BOOT.ELF (que é o ELF do OPL).
 
 


Usuários do modchip Thunder Pro-II:
 
Normalmente o Thunder Pro-II (normal ou Gold) já vem com o uLaunchELF 4.08 pré-instalado em sua memória interna*. Eis os passos:
 

  • Faça o download do ELF do OPL e copie para um Pen Drive compatível com o PS2;
  • Coloque o Pen no PS2;
  • Ligue o PS2 segurando “Start” e “/\” juntos e o uLaunchELF iniciará;
  • Usando o uLe, vá até ‘mass:/’ e execute o ELF do OPL

 
Alternativamente, é possível dar boot no OPL de maneira direta via Pen Drive (modo DEV3):
 

  • Faça o download do ELF do OPL e renomeie para boot.elf (minúsculas);
  • Coloque o Pen Drive no PC e na raiz crie uma pasta de nome boot (minúsculas);
  • Ainda no PC, copie o ELF do OPL renomeado (boot.elf) e coloque-o dentro da pasta boot do Pen;
  • Coloque o Pen no PS2 e ligue-o segurando “Start” e “R1” juntos. O OPL iniciará.

 
Caso seu Thunder não esteja com o uLe instalado, execute o Instalador de uLe para Thunder. Grave-o em um CD e execute no PS2.
 
Nota: Somente a versão 4.08 do uLe funciona na memória interna do Thunder.
 
 


 
Outros modchips:
 
- Para outros modchips (DMS3, DMS4, Crystal, Ghost etc), pesquisem/consultem os respectivos manuais dos modchips, a fim de saber quais são as teclas que acionam os modos DEV. Os procedimentos de instalação seguem os mesmos passos anteriores, diferindo apenas no modo de operação dos modchips;
 
- Ainda, é possível usar os modos DEV2 (boot por HDD/NA presente no Matrix, DMS3/4, Thunder Pro-II. Consultem os Manuais de Operação dos respectivos modchips para detalhes.
 
Manual Thunder Pro-II 
Manual Matrix 
 



Arquivos de instalação para DEV2 no Matrix (somente PS2 FAT com HDD/NA):

OPL 0.8 DEV2 Install - DVD-Install
OPL 0.8 DEV2 Install - USB-Install
 
 
Modo fácil usando disco de boot:
 
Caso seu PS2 tenha modchip sem boot por MC (modo DEV1), ou você não saiba que modchip seja, faça o download do programa uLaunchELF em versão boot CD ou boot DVD, grave-o e execute-o diretamente no PS2. Baixe o OPL em formato ELF, coloque-o em um Pen Drive formatado em FAT32 e use o uLaunchELF para executar o ELF do OPL.
 
Não sabe ou tem dúvidas de como gravar programas para PS2? consulte [You must be registered and logged in to see this link.].



Veja abaixo métodos alternativos para dispensar discos de boot e executar o OPL direto via memory card :
 
 




Modo avançado para PS2 com modchips antigos/desconhecidos sem modos DEV ou PS2 sem modchips (travados) sem usar disco de boot:
 
Com o programa [You must be registered and logged in to see this link.] é possível “criar” um modo DEV1 (boot por MC) em  PS2 compatíveis, permitindo dessa forma dar boot em programas (no nosso caso o OPL) sem a necessidade de usar discos de boot.
 
Nota: FMCB não é compatível com PS2 fabricados por volta de Setembro/2008 pra frente (Slims SPH-900xx).
 
Utilizem os guias do FMB presentes no fórum para proceder com a instalação do FMCB.
 
-Requisitos: Saber como gravar um CD e/ou saber como operar o programa uLaunchELF.
 

 
 
Instalando o OPL em PS2 com Leitor ruim:
 
Usem o FMCB instalando-o em um Memory Card de outro PS2 destravado com Leitor OK ou que seja capaz de executar o programa uLaunchELF de alguma forma. Leiam as instruções de instalação contidas no tópico do [You must be registered and logged in to see this link.] presente no fórum.
 
 
Nota: Também é possível configurar o FMCB para prover um "modo DEV3" (boot por USB).



Downloads relacionados a esta seção do Manual:

OPL 0.8 (Somente ELF)
OPL 0.8 + uLaunchELF (Boot CD)
OPL 0.8 + uLaunchELF (Boot DVD)

OPL 0.8 +FreeMC Boot + uLaunchELF (Pack de instalação CD)
OPL 0.8 +FreeMC Boot + uLaunchELF (Pack de instalação USB)

OPL 0.8 Instalação Matrix DEV2 (Instalação via USB)

uLaunchELF Instalação para modchip Thunder Pro -II (Instalação CD e USB)


Tutoriais relacionados a esta seção do Manual:

uLaunchELF
Gravação de programas em CD e DVD
Free MC Boot
Manual modchip Matrix Infinity
Manual modchip Thunder Pro-II
 





Instalação de jogos em cada método de carregamento
Como instalar jogos em modo USB, Rede e HDD/NA

Spoiler:


Modo USB
 
Pode ser usado qualquer dispositivo USB de armazenamento, de qualquer capacidade (Pen Drive, HDD USB, MP3/4 Players etc.) desde que seja compatível com o PS2.
 
O tipo de partição usada em dispositivos USB no OPL é exclusivamente o FAT32. NTFS ou outros não funcionam. 
 
Os arquivos dos jogos dispostos no dispositivo USB precisam [You must be registered and logged in to see this link.].
 
 
Há dois métodos de instalação de jogos para USB:
 
- Formato USB Advance: Os jogos precisam ser convertidos para o formato USB ADVANCE – USB-ADV (divididos em sessões de 1GB). Use programas como USB Extreme ou USB Util (este é o recomendado, consulte [You must be registered and logged in to see this link.] no fórum;
 
- Formato ISO: O OPL é capaz de executar o jogo diretamente via ISO. Consulte o tutorial específico sobre [You must be registered and logged in to see this link.][You must be registered and logged in to see this link.].
 
Notas importantes para uso do OPL via  USB:
 
1-      Os arquivos precisam estar livres de fragmentação! Se estiverem fragmentados, o jogo irá travar na tela branca de debug ou em tela preta durante o jogo. Caso seja necessário, é preciso desfragmentar os arquivos (estejam eles em formato USB-ADV ou ISO). Os programas recomendados para realizar a desfragmentação são o Defraggler e o Auslogics Disk Defrag. Lembrando que é necessário por volta de 20% de espaço livre para que o processo de desfragmentação funcione;
 
2-      Os arquivos precisam estar contíguos! Problemas com arquivos dispostos de forma não-sequencial podem ocorrer com alguns tipos de Pen Drive, principalmente de baixa capacidade de armazenamento. Caso os arquivos não estejam seqüenciais, poderá haver travamento no carregamento do jogo (tela preta e congelamento). Consultem os tutoriais da Comunidade para mais detalhes sobre fragmentação e arquivos contíguos;
 
3-      O dispositivo USB precisa ser compatível! Alguns dispositivos podem não ser compatíveis com o PS2/OPL. Sintomas de incompatibilidade geralmente são travamentos em uma tela amarela ou laranja;
 
4-      O OPL pode executar jogos diretamente em formato ISO na USB com limite de até 3.99GB (devido à delimitação do sistema FAT32). Caso o jogo exceda esse tamanho, deverá ser usado o formato USB-ADV.
 
 
 
Modo HDD/NA
 
Requer um PS2 FAT com Network Adaptor e HDD IDE (ou PS2 Slim antigos modelos SCPH-70000 com HD Combo/HD Connect).
 
Semelhante ao HD Loader, o OPL usa o mesmo formato HDL para os jogos instalados (portanto, o OPL reconhece sem problemas jogos usados com o HD Loader). O processo de instalação de jogos é o mesmo usado com o HDL (Via WinHiip ou HDL Server, consulte tutoriais do fórum) exceto pelo fato do OPL não contar com instalação de jogos via drive óptico do PS2.
 
 
 
Modo Rede PC-PS2 (SMB)
 
O OPL é capaz de executar um jogo de PS2 estando ele armazenado no PC via Rede. É usado o protocolo SMB (Server Message Block).
 
Requer uma conexão Ethernet entre o PC e o PS2. Para detalhes de configurações, consultem a sessão [You must be registered and logged in to see this link.].
 
 
Os arquivos dos jogos dispostos no PC devem estar em algum dos seguintes formatos:
 
- USB Advance – USB-ADV : Use programas como USB Extreme ou USB Util (este é o recomendado, consulte detalhes de uso do USB Util na Comunidade ou no Manual do OPL);
- Formato ISO: O OPL é capaz de executar o jogo diretamente via ISO. Consulte o tutorial específico sobre [You must be registered and logged in to see this link.][You must be registered and logged in to see this link.]
 
 
Notas:
 

-  No modo Rede, é aceitável qualquer tipo de partição (FAT32, NTFS etc.) desde que possa ser devidamente compartilhada e visível pelo PC;

- No modo Rede, o uso de arquivos de jogos no formato ISO é o mais recomendável. No sistema NTFS, não há o limite de 3.99GB;

- Não é possível jogar On-Line no modo Rede;

- Não é possível jogar em PS2-LAN no modo Rede;

- É possível ligar vários PS2’s em rede com um PC, de modo a carregar um mesmo jogo (individualmente, óbvio) ou jogos diferentes ao mesmo tempo, basta configurar uma rede com roteador/hub/switch e usar um número de IP diferente para cada PS2 nas configurações do OPL (útil para “Lan House”);

- Não é necessário um PC potente para usar OPL em modo Rede. Entretanto é aconselhável não usar o PC enquanto estiver jogando via Rede;

- Não é necessário desfragmentar arquivos no modo Rede.



Configurações Gerais do OPL
O significado de cada opção do OPL
Spoiler:



Open PS2 Loader: Configurações e Funcionalidades 
                               ( baseadas na versão 0.8 )
 



A versão mais recente do OPL conta com muitos recursos e implementos, como exemplo:
 

  •  Personalização da Interface Gráfica, por meio de Cover Arts e Temas, Ícones e Planos de Fundo customizáveis;
  •  Capacidade de executar diretamente um jogo em formato ISO (via USB e Rede);
  •  Sessão “APPS” que permite executar qualquer programa tipo ‘ELF’ dentro do próprio OPL;
  •  Suporte a VMC (Memory Card Virtual), permitindo salvar o progresso dos jogos na USB, Rede ou HDD/NA dispensando o Memory Card.

 
Todas essas funcionalidades estão tratadas em tópicos separados neste sub-fórum dedicado ao OPL.
 
 
Configurações Básicas:
 
 
Ao iniciar o OPL  pela primeira vez, essa tela será mostrada:
 
MANUAL do Open PS2 Loader 25055oo
 
Após a configuração inicial, o OPL será executado da maneira definida pelo usuário. Não esqueça que toda modificação feita só será salva após executar “Save Changes”. A seguir, rápida explicação sobre cada campo:
 


Settings:
 

  •  Disable Debug Colors (ON/OFF): Habilita/Desabilita aquelas telas coloridas antes de executar o jogo (Detalhes sobre Debug Colors mais adiante);


  •  Exit to: Define o caminho/aplicativo que o OPL irá tomar ao sair do programa ou no uso do IGR (ver IGR em detalhes mais abaixo), sendo que os aplicativos desejados deverão estar previamente dispostos no Memory Card (slot1), assim definidos os caminhos:

 
Code:
- Mc0:/BOOT/BOOT.ELF, na saída do OPL ou IGR, irá ser
executado um arquivo ELF nomeado como BOOT.ELF dentro da pasta ‘BOOT’ do Mc0;

- Mc0:/APPS/BOOT.ELF, 
na saída do OPL ou IGR, irá ser executado um arquivo ELF nomeado como
BOOT.ELF dentro da pasta ‘APPS’ do Mc0;

- Browser: na saída do OPL ou IGR, irá ser executado a tela
padrão do PS2.



  • Enable Delete and Rename Operations: Habilita/Desabilita a opção de apagar e renomear os jogos listados;

Nota: Não há a opção de renomear jogos via USB. 

  • Remember last played game: Se habilitada, irá listar o ultimo jogo executado quando abrir o OPL (no respectivo loader antes usado, se ativado);


  • ‘USB/HDD/ETH/Aplications’ device start mode: Definem o modo como cada um dos três loaders*/seção Apps serão iniciados, a seguir:

 
Code:
- Off: Desativado totalmente;

- Manual: Pré-Ativado, sendo necessário apertar “X” na tela
do dispositivo para ativá-lo de fato;

- Auto: Ativado automaticamente (esta condição é necessária
para determinados recursos que dependam de arquivos contidos no respectivo
dispositivo).

*Onde:

USB= [/b][b]Dispositivo USB[/b] (Pen Drive, HD USB etc);
HDD= HD com NA[/b], usado nos PS2 FAT;
ETH= Rede[/b] (Ethernet SMB)



  •  Defaut menu: Define a tela de loader padrão a ser exibida toda vez que o OPL for iniciado (necessita que o respectivo loader esteja ativado ou pré-ativado na configuração anterior);


  •  OK= Volta à tela “Settings”

 



Display Settings:
 
- Theme: Define o Tema usado no OPL ([You must be registered and logged in to see this link.]);
 
- Language: Define o idioma do OPL. O Inglês é o padrão. Caso queira outra (Português-BR, por exemplo), faça o dowload do language pack e usando o uLaunchELF coloque os arquivos da linguagem desejada dentro da pasta ‘OPL’ do MC. Note que algumas linguagens (como o PT-BR) possuem dois arquivos de extensões diferentes (.lng e .ttf), ambos precisam ser usados. Exemplo:


mc0:/OPL/lang_French.lng
mc0:/OPL/font_French.ttf
 
- Scrolling: Define a velocidade da rolagem durante a navegação dos menus (lenta, média ou rápida);
 
- Automatic sorting: Define o modo como os jogos são listados. ON= Listagem em ordem alfabética; OFF= Listagem em ordem de instalação;
 
- Automatic reflesh: Se habilitada, o OPL irá checar/atualizar automaticamente as listas de jogos, a procura por alguma nova instalação. Caso essa função apresente algum erro, desabilite-a; É possível fazer uma atualização manual apertando a tecla “Select” na lista de jogos;
 
- Enable Cover Art: Habilita/Desabilita o uso de Arte de Capas, Ícones e Arte de Fundo ([You must be registered and logged in to see this link.]);
 
- Wide Screen: Habilita o modo 16:9 de visualização (Para TV’s/Monitores com esse formato)
 
- Background Color: Altera a cor de fundo do OPL, quando usado o tema padrão (efeito Plasma);
 
- Text color: Altera as cores das letras
 


Nota: A opção Wide Screen no OPL refere-se apenas à interface do programa e não nos jogos.
 


- Network config:
 
Define as configurações de Rede do OPL quando conectado a um PC, Roteador ou NAS. Para detalhes, consulte o manual do OPL, na sessão “Configurações de Rede”.
 
- Save changes:
 
Salva as configurações efetuadas
 
- Start HDL Server:
 
Apenas para usuários que usam NA em PS2 FAT com Rede PC-PS2. Inicia um Server (HDL Server 0.8.6) usado em conjunto com um client no PC (HDL Dump/Dumb para instalação de jogos via Rede). Para detalhes sobre configuração e instalação de jogos via rede, consulte tutoriais do fórum.
 
Para usar o HDL Server do OPL, é preciso antes que o modo HDD esteja ativado. Pressione “X” em “Start HDL Server” e aparecerá:

Code:
HDL Server Starting. . .
HDL Server Running. . . Press [O] to stop

Execute no PC, o HDL client de sua preferência. Para encerrar o HDL Server, pressione e segure “O”; Irá aparecer “Press [X] to terminate HDL Server”; Aperte e segure “X” para finalizar o HDL Server.


Nota: Para obter mais velocidade na transferência de arquivos durante a instalação via rede, é aconselhável usar Servers mais atuais. Consulte os tutoriais do fórum.


- About: Exibe os nomes dos desenvolvedores envolvidos no Open PS2 Loader Project;
- Exit: Sai do OPL, executando o aplicativo/caminho definido em “Settings >> Exit to:” (informações já explicadas acima);
- Power off: Desliga o PS2
 

 
Modo Alternativo para salvar configurações
 
O OPL conta com um recurso que permite salvar algumas configurações do programa em um dispositivo USB ou no HDD/NA ao invés do MC. Seguirá a seguinte regra:
 
1- O OPL irá primeiro tentar gravar/ler as configurações a partir dos MC’s;
2- Se nenhum MC estiver no PS2 o OPL irá tentar gravar/ler as configurações em algum dispositivo conectado nas USB’s;
3- Se nenhum dispositivo USB estiver conectado, o OPL tentará gravar/ler as configurações a partir do HDD interno (NA);
4- Se o HDD/NA não estiver disponível o OPL irá ser iniciado com as configurações padrão, até que algum dispositivo seja disponível, na ordem MC>>USB>>HDD/NA para então defini-lo para gravar as configurações.
 
Nota: O OPL é capaz de salvar na USB ou HDD/NA os arquivos essenciais de configuração* mas irá depender de um MC para os arquivos de tradução e os aplicativos definidos na saída do programa (BOOT/BOOT.ELF e APPS/BOOT.ELF).
 
 
Significado dos vários arquivos de configurações
 
O OPL usa arquivos do tipo cfg para definir configurações de vários aspectos do programa. Todos eles podem ser mantidos no MC ou algum outro dispositivo (veja acima “Modo alternativo para salvar configurações”). A seguir, o significado de cada um, e onde podem estar localizados:
 
 
  Arquivo                      Pra que serveLocalização
conf_opl.cfgConfigurações gerais do OPL (menu “Settings”)mc:/OPL   ;   mass:/    ;   hdd0:/+OPL/ 
conf_compatibilityConfigurações de compatibilidade de jogosmc:/OPL   ;   mass:/    ;   hdd0:/+OPL/ 
conf_last.cfg“Lembrança” do último jogo executadomc:/OPL   ;   mass:/    ;   hdd0:/+OPL/ 
conf_vmc.cfgConfigurações do VMCmc:/OPL   ;   mass:/    ;   hdd0:/+OPL/ 
conf_apps.cfgConfigurações da sessão APPSmc:/OPL   ;   mass:/    ;   hdd0:/+OPL/ 
ipconfig.datConfigurações de Redemc:/SYS-CONF/    ;   mass:/    ;   hdd0:/+OPL/
conf_theme.cfgConfigurações de Temasmc:/OPL/thm_ ;  mass:/THM/thm  ;  hdd0:/+OPL/THM/thm   
 
 
extremamente aconselhável manter backup de todos esses arquivos e configuração.
 
 

Modos de Compatibilidade
 
Na lista de jogos de cada tela de loader, ao pressionar “/\” é exibido os modos de compatibilidade. Caso um jogo não funcione (e partindo do princípio que esteja corretamente ripado/convertido/íntegro) ou apresente funcionamento errático, deve ser tentado uma ou várias opções nos modos de compatibilidade. Em alguns casos, uma determinada combinação pode resolver os problemas. No entanto, existem jogos que podem ser incompatíveis com o OPL - parcialmente (em apenas algum determinado loader) ou totalmente (em qualquer loader) independente dos modos usados.
 
Nota: O OPL foi designado para rodar jogos sem patches, ou seja, “limpos”. Diferentemente dos antigos USB Advance ou HD Loader, cujos muitos jogos necessitam de patches de compatibilidade, isso não ocorre com o OPL. Patches podem, em alguns casos, comprometer o funcionamento do jogo. Eventuais necessidades para compatibilizar o jogo podem ser resolvidas usando os modos de compatibilidade internos ao OPL.
 
Os modos de compatibilidade são ajustados de forma individual para cada jogo, bastando apontar para algum da lista e apertar “/\”.

 
Significado dos Modos de Compatibilidade (Game Settings)
 
Mode1=  Carrega núcleo alternativo
Mode2=  Método alternativo de leitura de dados
Mode3=  Destrava “SysCalls” (equivalente ao modo3 do HD Loader)
Mode4=  Permite pular certos arquivos de vídeo iniciais (PSS)
Mode5=  Desabilita suporte a DVD-9
Mode6=  Desabilita o IGR
Mode7= Reduz o nível de buffer do módulo cdvdfsv
Mode8= Oculta o módulo dev9
 
Esses modos estão presentes em todos os loaders e seus resultados são dependentes do modelo de PS2 e do modchip usado (se usado).
 
Modos DMA (DMA Mode)
 
Presente apenas no modo HDD/NA, os modos DMA alteram a velocidade de leitura do HD. Devem ser usados quando algum jogo não funciona ou apresente alguma  falha. Vai do MDMA 0  (mais lento) até UDMA6 (mais rápido). Quanto menor a velocidade melhor a compatibilidade e vice-versa. Alguns jogos podem ser compatibilizados por meio da combinação os modos de compatibilidade com os modos DMA.


Nota:
Modos de compatibilidade sofrem mudanças dependendo da versão do OPL.
As referêncais acima são da versão 0.8.


VMC (Slot1/Slot2): Definição de uso do Virtual Memory Card. Consulte [You must be registered and logged in to see this link.].

Game ID: Aperte “X” sem disco no drive para inserir uma numeração DNAS válida, a fim de jogar On-Line sem a necessidade de fazer patch na ISO.


Load from disc: Aperte “X” com um disco original com DNAS válido e o OPL irá automaticamente colher a numeração.
 
Nota: Não é possível jogar On-Line via Rede (SMB) somente via USB ou HDD/NA
 
Save changes: Salva as configurações efetuadas nessa tela


Test: Testa as opções efetuadas (executa o jogo), mas sem salvar as mudanças.


Remove all settings: Remove todos os ajustes feitos, deixa-os na configuração padrão e salva.
 
 
Usando o IGR (In-Game Reset)
 
Em “Compatibility Settings”, “Mode 6” precisa estar OFF.
 
Durante o jogo, R1+R2+L1+L2+SELECT+START o PS2 irá dar um reset, e voltará para o caminho definido previamente nas configurações do OPL em “Exit To”, em “Settings”.
 
Durante do jogo, R1+R2+R3+L1+L2+L3 o console será desligado.
 

Notas:
 
- Alguns jogos podem não ser compatíveis com o IGR (não irá resetar ou talvez o jogo nem funcione caso o IGR esteja ativo). Em caso de problemas, desative-o;

- Alguns modelos de PS2 junto com alguns modchips podem apresentar problemas com o IGR. Em caso de dúvidas, desative-o.

- Alguns jogos possuem ‘soft reset’ cuja combinação de teclas pode ser a mesma do IGR. Desabilite-o caso queira usar o soft reset do jogo.



Os presentes temas encontram-se em categorias específicas no fórum:



[You must be registered and logged in to see this link.]
Como criar os arquivos de jogos para rodar no OPL via  USB e Rede

[You must be registered and logged in to see this link.]
Preparação pra leitura direta de arquivos ISO no OPL

[You must be registered and logged in to see this link.]
Método usando USB Util

[You must be registered and logged in to see this link.]
Explicação técnica sobre o assunto fragmentação de arquivos no OPL

[You must be registered and logged in to see this link.]
Executando ELFs diretamente na interface do OPL

[You must be registered and logged in to see this link.]
Salvar jogos sem usar Memory Card

[You must be registered and logged in to see this link.]
Cover Art, Temas


DOWNLOADS em geral
Spoiler:

[You must be registered and logged in to see this link.]


Last edited by Gillbert on 15/5/2014, 12:54 am; edited 1 time in total
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 4/5/2014, 12:02 am

reservado
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by seatle94br on 4/5/2014, 2:04 pm

Boa Gilberto.


Vida longa ao tijolão!
seatle94br
seatle94br

Posts : 45
Points : 56
Join date : 2014-04-30
Age : 35
Location : Patrocínio

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by seatle94br on 4/6/2014, 10:11 pm

Seguinte, alguém já jogou Champions of Norrath (o primeiro) em dvd9 pelo opl 9?

Aqui ele trava as vezes que eu abro o menu de jogo, é aleatório, as vezes é rapido outras demora muito. Certa vez joguei pelo hd loader e  fechei por ele.
seatle94br
seatle94br

Posts : 45
Points : 56
Join date : 2014-04-30
Age : 35
Location : Patrocínio

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by mbalboaus on 5/6/2014, 7:48 pm

Olá a todos, tenho uma pequena dúvida, se este for o local errado, me desculpem.
Mas por favor, me respondam, pq o patch de tradução do OPL só funciona se eu iniciá-lo pelo uLe? quando inicio por Boot direto no Memory Card o OPL abre em Inglês, e a tradução pra português sequer está disponível para que eu possa trocar novamente.
mbalboaus
mbalboaus

Posts : 16
Points : 16
Join date : 2014-05-09

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by seatle94br on 6/6/2014, 11:18 am

Instala a tradução do idioma no memory card, configura o OPL para português e salva as configurações. Assim todas as vezes que iniciar ele ficara em português.


Você só tem uma versão do OPL para uso? Qual é?
seatle94br
seatle94br

Posts : 45
Points : 56
Join date : 2014-04-30
Age : 35
Location : Patrocínio

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 6/6/2014, 5:31 pm

seatle94br wrote:Seguinte, alguém já jogou Champions of Norrath (o primeiro) em dvd9 pelo opl 9?

Aqui ele trava as vezes que eu abro o menu de jogo, é aleatório, as vezes é rapido outras demora muito. Certa vez joguei pelo hd loader e  fechei por ele.

Nunca testei esse jogo, Seatle, mas existem alguns poucos jogos de fato problemáticos no OPL via HDD/NA, não sei se esse é um deles. 

Mas experimente rodá-lo ativando um modo DMA mais lento possível (no OPL 0.9.2) e também faça um teste com o [You must be registered and logged in to see this link.].
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Ysignal on 6/6/2014, 10:09 pm

seatle94br wrote:Seguinte, alguém já jogou Champions of Norrath (o primeiro) em dvd9 pelo opl 9?

Aqui ele trava as vezes que eu abro o menu de jogo, é aleatório, as vezes é rapido outras demora muito. Certa vez joguei pelo hd loader e  fechei por ele.

Eu tenho a .ISO aqui no meu PC, no OPL qualquer jogo que usa a mesma engine desse (Baldur's gate, Fallout - Brotherhood of steel...) ocorre uma lentidão irritante durante o jogo. Eu não sei se isso ocorre via HDD/NA, pois eu uso por SMB.

_________________


SCPH-90010 w/fake matrix infinity 1.93 - Open PS2 Loader (SMB) user - PS2ESDL user
Ysignal
Ysignal

Posts : 23
Points : 23
Join date : 2014-05-01
Age : 34
Location : São Paulo - SP

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Diego89 on 7/6/2014, 10:46 pm

Caras reparei que alguns jogos após carregarem travam na tela preta ... mas até ai tudo bem poderia ser problema na ISO do jogo ou qualquer procedimento errado feito por mim (creio eu) , mas ai caso uso o IGR para voltar para o Ulaunch.elf  e carregar o OPL 0.9.2 de novo , o comando funciona normalmente (ou seja o jogo não trava completamente).
Por via de testes reparei que quando desativo o IGR naqueles modos ... o jogo carrega e roda normalmente. Não sei se é alguma incompatibilidade com o modo SMB (não testei por USB).

Jogos que reparei que ocorreu isto:
- Star Ocean Till the end of time
- Yakuza

Já encontraram jogos com esse problema ?
Diego89
Diego89

Posts : 21
Points : 21
Join date : 2014-05-01
Age : 31
Location : Ribeirão Preto

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 8/6/2014, 4:45 pm

Diego89 wrote:Caras reparei que alguns jogos após carregarem travam na tela preta ... mas até ai tudo bem poderia ser problema na ISO do jogo ou qualquer procedimento errado feito por mim (creio eu) , mas ai caso uso o IGR para voltar para o Ulaunch.elf  e carregar o OPL 0.9.2 de novo , o comando funciona normalmente (ou seja o jogo não trava completamente).
Por via de testes reparei que quando desativo o IGR naqueles modos ... o jogo carrega e roda normalmente. Não sei se é alguma incompatibilidade com o modo SMB (não testei por USB).

Jogos que reparei que ocorreu isto:
- Star Ocean Till the end of time
- Yakuza

Já encontraram jogos com esse problema ?

As versões 0.9.x do OPL tem reconhecidamente problemas com o IGR, dependendo do jogo e de como o executa. No caso do modo SMB o problema pode ser mais evidente quando se executa um jogo e em seguida outro jogo + IGR. O problema é menos perceptível nas versões anteriores a 0.9.0 do OPL.

Espera-se que a próxima versão haja aprimoramento nessa área.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Rato Puto on 8/6/2014, 5:33 pm

Tava jogando o Silent Hill 3 em portugues  e tem este mesmo problema, a diferença é que com o IGR ativado o jogo funciona mas o IGR não (quando voce tenta executar o IGR trava).

Inclusive queria perguntar para quem tem esse game se a abertura do game da umas travadas (via HD).

_________________


PS2 Slim 79001
Nintendo Wii Black
XBOX 360 SLIM/LT 3.0/HD 250 GB
Rato Puto
Rato Puto

Posts : 105
Points : 110
Join date : 2014-04-30
Age : 37

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 8/6/2014, 6:00 pm

Rato Puto wrote:Tava jogando o Silent Hill 3 em portugues  e tem este mesmo problema, a diferença é que com o IGR ativado o jogo funciona mas o IGR não (quando voce tenta executar o IGR trava).

Inclusive queria perguntar para quem tem esse game se a abertura do game da umas travadas (via HD).

Típico problema, tente o procedimento que sugeri ao Seatle posts atrás, com o mini-OPL.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Rato Puto on 8/6/2014, 7:12 pm

Gillbert wrote:
Típico problema, tente o procedimento que sugeri ao Seatle posts atrás, com o mini-OPL.

Funcionou o IGR com o Silent Hill 3 no mini opl hdd (modo MDMA0) mas a abertura continua com problema, isso só ocorre na versão em portugues nas ISO americana não.

_________________


PS2 Slim 79001
Nintendo Wii Black
XBOX 360 SLIM/LT 3.0/HD 250 GB
Rato Puto
Rato Puto

Posts : 105
Points : 110
Join date : 2014-04-30
Age : 37

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 8/6/2014, 7:31 pm

Rato Puto wrote:
Gillbert wrote:
Típico problema, tente o procedimento que sugeri ao Seatle posts atrás, com o mini-OPL.

Funcionou o IGR com o Silent Hill 3 no mini opl hdd (modo MDMA0) mas a abertura continua com problema, isso só ocorre na versão em portugues nas ISO americana não.

Por "versão em português", você quis dizer modificado/patcheado? Se sim, eis o problema.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Rato Puto on 8/6/2014, 8:09 pm

Gillbert wrote:
Por "versão em português", você quis dizer modificado/patcheado? Se sim, eis o problema.

Exato , não sei se é só comigo ou se é um erro no patch.

_________________


PS2 Slim 79001
Nintendo Wii Black
XBOX 360 SLIM/LT 3.0/HD 250 GB
Rato Puto
Rato Puto

Posts : 105
Points : 110
Join date : 2014-04-30
Age : 37

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by mbalboaus on 21/6/2014, 8:47 pm

seatle94br wrote:Instala a tradução do idioma no memory card, configura o OPL para português e salva as configurações. Assim todas as vezes que iniciar ele ficara em português.


Você só tem uma versão do OPL para uso? Qual é?
desculpe pela demora, eu estava sem internet.
tenho várias versões do OPL: 0.9, 0.9.1, 0.9.2...
cada versão possui 'patchs' de tradução próprios. já tentei com todas essas versões, e aconteceu a mesma coisa.
creio que fiz o procedimento correto, instalei a tradução do idioma no MC, na pasta OPL, alterei o idioma dentro do OPL e Salvei as Configurações.
o problema, é que a tradução só funciona na primeira vez que eu utilizo o OPL, se eu precisar Resetar, ou quiser jogar depois, o OPL volta pro Inglês, mesmo com a tradução ainda no MC, e o pior, é que eu não consigo mais alterar no próprio OPL, pois ele deixa de detectar a opção "Portuguese".

porém, percebi que se eu iniciar o OPL pelo uLe, tudo volta ao normal.
já procurei por conflitos, arquivos duplicados, creio que o problema não seja este.
todos os outros dados e configurações são salvos normalmente. inclusive cover arts e tema.
mbalboaus
mbalboaus

Posts : 16
Points : 16
Join date : 2014-05-09

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Diego89 on 1/7/2014, 9:07 pm

Pessoal tem jogos que eu desativo o modo do IGR para rodar normalmente como já foi dito acima , tipo o Real Bout Fatal Fury Battle Archives 2 , até ai tudo bem ...
Quando tento salvar a configuração do jogo com o modo já ativado e volto na tela dos modos novamente (saio e entro) o mesmo está desativado novamente.
To usando o OPL 0.9.2 + GSM via SMB , o mesmo está salvo no memory card (e é iniciado via uLe 4.42) e não em um dispositivo USB .
Quando tento salvar alguma configuração de modo para um jogo de USB , tudo salva normalmente.

Alguém consegue me dar uma luz ?


[EDIT]
Consegui descobrir ... devido o usuário do OPL na NETWORKING SETTINGS estar setado para o usuário GUEST e sendo assim no Windows 7 que eu utilizo o mesmo estar oculto e desativado , o mesmo pelo OPL conseguia acesso aos jogos , conseguia rodar os jogos , mas não salvava nenhuma configuração , mesmo a pasta tendo acesso geral para todos os usuários (leitura , escrita e alteração). Coloquei para autenticar na pasta com o meu usuário da máquina e tudo salvou normalmente.

Só gostaria de saber se alguém pode m esclarecer as opções abaixo:

menu SETTINGS (OPL 0.9.2)
- USB PREFIX PATH : Qual função ?
- ETH PREFIX PATH : Qual utilidade e função ?

e tb se alguém tem problemas com o caminho do IGR quando utiliza o EXIT nessa ultima versão do OPL (tipo o reset no jogo funciona , mas quando uso o exit ele funciona e trava logo em seguida.

Agradeço a ajuda (desculpa o texto grande)
Diego89
Diego89

Posts : 21
Points : 21
Join date : 2014-05-01
Age : 31
Location : Ribeirão Preto

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Lucas Simiscuka on 6/7/2014, 2:19 am

Ola Gillbert! 

Gostaria de dizer que achei muito bacana o seu empenho em trazer tudo para este novo forum e dar seguimento ao trabalho único de muita qualidade que vem fazendo em relação a cena homebrew do eterno PS2 e de outras plataformas. Parabéns! Vida longa a esse novo fórum. 

Meu problema é o seguinte, eu geralmente não tenho problemas com o OPL via SMB, os jogos compatíveis rodam bem. Porem, fui matar minha saudade de GTA San Andreas e eis que percebo alguns lags durante o jogo. Já testei alguns modos de compatibilidade mas parece que não melhora muito. 

Meu PS2 ainda lê jogos via DVD, porem por ele ser bem velinho, as vezes da umas travadas loucas e erro de leitura. Mesmo com uma mídia nova (não é verbatim, nunca testei). 

Mas então, existe alguma solução pra isso, será que é o meu PC que não tem uma boa placa de rede ou é o próprio o OPL? 

Eu ainda não testei com outras versões, mas estou usando a 0.9.2.

Lucas Simiscuka

Posts : 6
Points : 6
Join date : 2014-07-06

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 6/7/2014, 10:44 am

Diego89 wrote:

Só gostaria de saber se alguém pode m esclarecer as opções abaixo:

menu SETTINGS (OPL 0.9.2)
- USB PREFIX PATH : Qual função ?
- ETH PREFIX PATH : Qual utilidade e função ?

São funções apenas úteis para uso com dispositivo [You must be registered and logged in to see this link.], serve para configurar um outro caminho (path) para localização da pasta compartilhada do OPL.

Diego89 wrote:e tb se alguém tem problemas com o caminho do IGR quando utiliza o EXIT nessa ultima versão do OPL (tipo o reset no jogo funciona , mas quando uso o exit ele funciona e trava logo em seguida.

O OPL 0.9.2 possui realmente problemas com o IGR em alguns jogos, principalmente quando o IGR é utilizado mais de uma vez.


Last edited by Gillbert on 6/7/2014, 10:58 am; edited 2 times in total
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 6/7/2014, 10:50 am

Lucas Simiscuka wrote:

Meu problema é o seguinte, eu geralmente não tenho problemas com o OPL via SMB, os jogos compatíveis rodam bem. Porem, fui matar minha saudade de GTA San Andreas e eis que percebo alguns lags durante o jogo. Já testei alguns modos de compatibilidade mas parece que não melhora muito. 

Meu PS2 ainda lê jogos via DVD, porem por ele ser bem velinho, as vezes da umas travadas loucas e erro de leitura. Mesmo com uma mídia nova (não é verbatim, nunca testei). 

Mas então, existe alguma solução pra isso, será que é o meu PC que não tem uma boa placa de rede ou é o próprio o OPL? 

Nunca testei GTA SA via SMB, mas creio que seja normal alguns slowdowns durante esse jogo, pois ele é meio pesado. Em todo caso, nas configurações network do OPL, tente forçar o modo 100Mb full duplex ao invés do modo auto negotiation.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Lucas Simiscuka on 6/7/2014, 12:28 pm

Gillbert wrote:
Lucas Simiscuka wrote:

Meu problema é o seguinte, eu geralmente não tenho problemas com o OPL via SMB, os jogos compatíveis rodam bem. Porem, fui matar minha saudade de GTA San Andreas e eis que percebo alguns lags durante o jogo. Já testei alguns modos de compatibilidade mas parece que não melhora muito. 

Meu PS2 ainda lê jogos via DVD, porem por ele ser bem velinho, as vezes da umas travadas loucas e erro de leitura. Mesmo com uma mídia nova (não é verbatim, nunca testei). 

Mas então, existe alguma solução pra isso, será que é o meu PC que não tem uma boa placa de rede ou é o próprio o OPL? 

Nunca testei GTA SA via SMB, mas creio que seja normal alguns slowdowns durante esse jogo, pois ele é meio pesado. Em todo caso, nas configurações network do OPL, tente forçar o modo 100Mb full duplex ao invés do modo auto negotiation.
Valeu pela atenção. Mas então, parece que deu no mesmo. Acho que é da rede mesmo.

Lucas Simiscuka

Posts : 6
Points : 6
Join date : 2014-07-06

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Rato Puto on 15/8/2014, 12:19 pm

Vi no psx scene uma versão do OPL com o GSM e PS2RD ja embutidos no programa, ainda não testei os cheats mas acho que ficou muitos mais pratico assim  Cool .

Link do programa [You must be registered and logged in to see this link.]

_________________


PS2 Slim 79001
Nintendo Wii Black
XBOX 360 SLIM/LT 3.0/HD 250 GB
Rato Puto
Rato Puto

Posts : 105
Points : 110
Join date : 2014-04-30
Age : 37

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by joseri on 19/8/2014, 4:02 pm

Uma ideia para seu site.
Você poderia ensinar como compilar o OPL, instalar o PS2SDK, os comandos de compilação e instalação, etc.
Eu quero muito fazer esta modificação no código, [You must be registered and logged in to see this link.] (eu até pedi para alguém compilar e colocar para download para mim, mas, não fui correspondido) que o SP193 indicou, para que o VMC do OPL funcione corretamente no Windows 8.1 (que é o que uso no meu PC), mas, eu não sei instalar e nem compilar o PS2SDK.
Existe este tutorial [You must be registered and logged in to see this link.] (o post tem 12 páginas, existe modificações na instalação, nas páginas seguintes) para instalar o PS2SDK no Windows e ensina também como usar, mas, é em inglês e um pouco complicado para quem não sabe programar ou não usa o Linux (como eu).
Você poderia construir um tutorial em português e tentar o máximo possível facilitar as informações, para qualquer principiante consiga exatamente repetir seus passos. Quando estivesse construindo o tutorial, você poderia pedir umas informações aos caras lá no psx-scene, para ajuda-lo nesta tarefa (SP193, RandQalan, Bat Rastard, AKuHAK, doctorxyz entre outros), já que faz tempo que você está envolvido nos assuntos relacionados ao PS2, deve conhecê-los o bastante para pedir uma ajudinha.
Acho que está faltando pessoas que ensinem algo a mais, não somente como usar, mas, como fazer as coisas.
Outros links que podem ajudar:
[You must be registered and logged in to see this link.]
[You must be registered and logged in to see this link.] (este link, achei no google por acaso, parece ter muitas informações)
joseri
joseri

Posts : 53
Points : 53
Join date : 2014-05-27
Location : Brasil

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Gillbert on 20/8/2014, 12:15 pm

Ter uma SDK para PS2 atualmente é uma tarefa árdua, até os desenvolvedores têm dificuldades com isso.

Até cerca de 2 anos atrás eu tinha uma SDK montada no Linux, também já tive uma quando usava WinXP, mas após eu ter mudado de PC e também pelo fato de eles estarem sempre alterando coisas na SDK, formas de compilação e repositórios eu perdi o interesse em ter uma base de compilação instalada. Até porque eu só usava para compilar o OPL na época quando várias mudanças eram feitas, hoje em dia como o desenvolvimento está morno, se eu quero testar alguma rev eu simplesmente peço o ELF já compilado para algum deles lá do Scene.

Outra coisa que pesa é que atualmente possuo escasso tempo para mexer com essas coisas, a vida pessoal "real" (trabalho, família etc) precisa ter prioridade e as poucas horas que tenho livre prefiro usar de outra forma. 

Além do mais, o assunto compilação é algo de interesse muito restrito, seria muito trabalhoso elaborar um tutorial sobre tal complexidade para no fim apenas uma ou duas pessoas se interessar. Na verdade eu tenho outros tipos de materiais para postar no fórum, que seriam de interesse e utilidade mais relevante, só me falta mesmo um tempo para publicar.

Mas obrigado pela sugestão de toda forma. E acredito que, se alguém se predispôr a elaborar instruções sobre como montar uma PS2SDK (e principalmente, oferecer suporte e não apenas um copy/paste/translation do que já existe) e quiser postar aqui, será bem vindo.
Gillbert
Gillbert
The Guardian
The Guardian

Posts : 229
Points : 352
Join date : 2014-04-27

https://ps2home.forumeiro.com

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by joseri on 20/8/2014, 5:14 pm

Mas, é isso o que eu fiz, pedi o ELF do OPL já compilado com uma modificação no código, para que o VMC funcione corretamente no Windows 8.1, mas, não fui correspondido. Obrigado pela resposta, quem sabe alguém faça isso e coloque aqui, se eu tivesse mais conhecimento eu mesmo faria, mas, começar do zero, é muito difícil e trabalhoso, fora a barreira da língua inglesa, teria que ser alguém com um pouco (\muito) de conhecimento em programação e inglês.
joseri
joseri

Posts : 53
Points : 53
Join date : 2014-05-27
Location : Brasil

Back to top Go down

MANUAL do Open PS2 Loader Empty Re: MANUAL do Open PS2 Loader

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Page 1 of 2 1, 2  Next

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum